Introdução: O aumento na proporção e longevidade da população idosa associado com as limitações próprias do envelhecimento e a crescente inserção desse segmento no cenário do trânsito tem levado a um número maior de idosos vítimas de acidentes de transportes, tornando a questão um problema de saúde pública mundial. Por ser um evento previsível e evitável, é necessário buscar estratégias para prevenção e assim, manter a segurança nas vias, preservando a vida dessa parcela vulnerável, mas significativa da sociedade. Objetivo: Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha educativa para prevenção de acidentes de trânsito com idosos. Método: Trata-se de um estudo metodológico iniciado em dezembro de 2017, que ainda se encontra em seguimento. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas as seguintes etapas: diagnóstico situacional por meio de grupos focais realizados com 24 idosos das unidades básicas de saúde dos bairros Promorar, Parque Piauí e Saci no município de Teresina- Piauí; levantamento na literatura; elaboração da cartilha e as etapas de validação do material por juízes especialistas e avaliação pelo público-alvo, as quais encontram-se em andamento. Para a coleta de dados foram utilizados formulários de caracterização sociodemográfico, clínico e para condução dos grupos focais. Na análise dos relatos dos grupos focais foi utilizado o software Iramuteq, com base nos princípios da estatística descritiva. Na etapa de levantamento na literatura realizou-se revisão integrativa. O estudo atendeu as exigências da Resolução 466/12 e o parecer favorável à sua realização foi emitido pelo Comitê de ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: No diagnóstico situacional, desenvolvido nos grupos focais com idosos, extraiu-se informações acerca dos conhecimentos e opiniões sobre acidentes de trânsito, com elaboração das categorias: fiscalização e punição às infrações de trânsito, imperícia e imprudência no trânsito na percepção dos idosos, medidas de segurança para pedestres idosos, o envelhecimento e as dificuldades com o uso do transporte coletivo público, fatores de riscos para os idosos no trânsito. Na etapa de levantamento na literatura desenvolveu-se uma revisão integrativa, com uma amostra de 20 artigos que responderam à questão do estudo. Após isso, realizou-se a elaboração da cartilha a partir das informações levantadas anteriormente e consultado um designer para confecção das ilustrações. A validação da cartilha quanto ao conteúdo e aparência pelos juízes especialistas e avaliação da aparência pelos idosos está em processo de construção.