Introdução: a revolução tecnológica teve disseminação rápida na sociedade por meio das tecnologias de informação e comunicação, as quais permitem a propagação de informações de forma ágil e horizontal, reduzindo barreiras espaciais. A informática tem sido aliada para um ensino de boa qualidade, no qual se inserem os objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para assistência segura torna-se necessário que o enfermeiro atualize os conhecimentos sobre a interpretação de gases sanguíneos arteriais, pois a amostra da gasometria arterial revela alterações respiratórias e metabólicas do paciente. Objetivo: avaliar um objeto virtual de aprendizagem sobre interpretação de gases sanguíneos arteriais pela Enfermagem com enfermeiros atuantes nas áreas de clínica médica e ou terapia intensiva. Método: estudo metodológico de abordagem quantitativa, realizado no período de julho a novembro de 2018, após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa que seguiu o Design Instrucional Contextualizado constituído por cinco etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. A qualidade do conteúdo foi avaliada por oito enfermeiros que atuavam nas áreas de clínica médica e ou terapia intensiva, por meio do Learning Object Review Instrument. Resultados: desenvolveu-se o OVA sobre Interpretação de gases sanguíneos arteriais pela Enfermagem, que foi hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Canvas. O OVA é composto por seis Unidades: introdutória, componentes da gasometria arterial e valores de normalidade, desequilíbrios acidobásicos, compensação dos desequilíbrios acidobásicos, interpretação do exame de gasometria arterial por meio do método de Romanski, resolução de casos clínicos e avaliação do OVA. Evidenciou-se que dos itens avaliados, a qualidade do conteúdo e alinhamento dos objetivos de aprendizagem receberam melhores avaliações, com escores 4 e 5. Os itens feedback e adaptação, design de apresentação e acessibilidade receberam avaliações inferiores a 3 (bom), entretanto, a maioria das respostas estava atribuída a escore igual ou acima de 3. Conclusão: