Introdução: Ao se considerar as taxas atuais de morbimortalidade de prematuros, especialmente aqueles de muito baixo peso, torna-se prudente desenvolver ações que envolvam o apoio, a orientação e a instrumentalização dos pais ou acompanhantes para os cuidados cotidianos com o prematuro no ambiente domiciliar. Essas ações deverão acontecer desde a admissão na UTI e ser reforçadas durante toda internação hospitalar, levando em consideração as individualidades e capacidade de compreensão de cada família, a fim de fortalecer o enfrentamento na alta hospitalar. Objetivo: Validar uma nova tecnologia educativa do tipo cartilha construída para a promoção da autoeficácia materna no cuidado do recém-nascido prematuro pós-alta hospitalar no contexto piauiense. Método: Estudo desenvolvimento metodológico, no qual foi elaborado, validado e avaliado uma tecnologia educativa do tipo cartilha destinada as mães de prematuro no cuidado de seus filhos no domicílio. O processo de construção da cartilha obedeceu às seguintes fases: 1) elaboração do projeto de desenvolvimento e submetê-lo a um Comitê de Ética e Pesquisa (CEP); 2) levantamento bibliográfico; 3) diagnóstico situacional (Brainstorming); 4) elaboração do material educativo e 5) qualificação ou validação do material por especialistas no assunto. Após isso foi validado por 12 juízes de conteúdo, sendo cinco docentes e sete assistenciais. Para validação foi realizada análise de conteúdo e aparência para os juízes avaliar clareza e compreensão e para avaliação foi utilizado o instrumento Suitability Assesment of Materials (SAM). Este estudo tem aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, com parecer nº. 2.883.281. Resultados: A cartilha, intitulada: “Tudo o que você precisa saber sobre o cuidado do prematuro em sua casa” foi elaborada utilizando-se linguagem simples e direta, com ilustrações que retratavam a realidade da população e layout que pudesse favorecer na compreensão das informações contidas no material, sendo assim dividida em seis tópicos (1. Higiene; 2. Alimentação; 3. Crescimento e Desenvolvimento; 4. Cuidados Diários; 5. Cuidados Especiais/Intercorrências e 6. Consultas e Vacinas). Após a construção, a cartilha foi validada por 12 especialista do assunto, intitulados juízes de conteúdo (5 juízes docentes de conteúdo e 7 juízes assistenciais de conteúdo). Os juízes realizaram a validação do material educativo a partir da avaliação de três aspectos: clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica, a avaliação global desses itens são avaliados significativamente com Alfa de Cronbach; 0,980. A Avaliação da cartilha por meio do Suitability Assessment of Materials-SAM apresenta boa consciência interna apresentando, na análise, o coeficiente de alpha de Cronbach: 0,819 com base nos itens padronizados. Na avaliação utilizando o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM) os juízes de conteúdo (docentes e assistenciais) classificaram a cartilha como “adequado” com uma média de 65,54%. Conclusão: Foi elaborada uma tecnologia educativa do tipo cartilha baseada em revisão de literatura integrativa e em um diagnóstico situacional com o público alvo. Ela é considerada válida quanto ao conteúdo e aparência por juízes de conteúdo (docentes e assistenciais). De acordo com análise, essa cartilha tem resultados consistente para a autoeficácia materna no cuidado do recém-nascido prematuro. Acredita-se que essa tecnologia pode ser usada como instrumento educativo para mães de prematuro no cuidado domiciliar, minimizando reinternações e consequentemente os índices de mortalidade nesse público.