A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, realizou na tarde da última segunda-feira (09), a Aula Inaugural para dar boas-vindas aos calouros e veteranos.
O colóquio de abertura aconteceu no auditório de Pós-Graduação em Enfermagem (CCS) e contou com a participação de pesquisadores e discentes do curso.
Na mesa de abertura esteve presente a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Viriato Campelo; e a Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Dra. Silvana Santiago.
Mesa de abertura do evento (CCS)
Na mesa de abertura esteve presente a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Viriato Campelo; e a Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Dra. Silvana Santiago.
Aula Inaugural aconteceu no auditório de Pós-Graduação em Enfermagem (CCS)
Para a Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI, é sempre uma imensa satisfação participar da solenidade de boas-vindas do período letivo, sobretudo para um curso que tem um grande reconhecimento junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “O curso vem se posicionando na perspectiva de melhoria no conceito junto à CAPES. Então, hoje o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem tem conceito ‘4+’, ou seja, um programa que está na iminência de conseguir uma avaliação nota 5. Isso tem sido decorrente de um trabalho muito articulado da coordenação, dos professores, dos alunos e da administração superior da Universidade”, declara.
Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem possui titulação em nível de mestrado e doutorado. A coordenação vem desenvolvendo suas atividades por meio de convênios em vários países da América do Sul, como a Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru, é o que comenta a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Profa. Dra. Maria Eliete. “Já qualificamos 208 mestres e 19 doutores, e crescemos muito no número de vagas. Atualmente, nós temos 48 alunos de mestrado e 59 de doutorado. É um programa que tem um conceito ‘4+’, e isso é um estimulo para buscar o que a CAPES está exigindo depois da avaliação de meio termo”, explica.
A jornalista e doutoranda Juliana Gama fez a conferência sobre Estratégias de Marketing do Departamento Nacional de Saúde Pública, que visa a captação de alunos para a Escola de Enfermagem. Após as dinâmicas motivacionais, a fisioterapeuta Taciane Coqueiro proferiu a palestra: Metas profissionais e acadêmicas, e o poder do pensamento positivo. No Final, a Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell e a Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo finalizaram o Colóquio e entregaram os certificados para as palestrantes, encerrando os trabalhos.
Conferência sobre Estratégias de Marketing do Departamento Nacional de Saúde Pública