Introdução: A parada cardiorrespiratória extra hospitalar é a emegência mais grave e de pior prognóstico. Entretanto, o ensino e treinamento do suporte básico de vida para leigos, inclusive o adolescente, proporcionou a redução da mortalidade por este agravo. Ao buscar intervenções educacionais para aumentar o conhecimento de leigos sobre SBV, em especial o adolescente, surgiu o seguinte questionamento: uma história em quadrinhos sobre suporte básico de vida para adolescentes é válida, segundo juízes, quanto ao conteúdo educacional em saúde? Objetivo: Construir e validar uma História em Quadrinhos para adolescentes sobre suporte básico de vida. Método: Trata-se de estudo multimétodo realizado em duas etapas: préprodução e produção da história em quadrinhos. Na primeira, realizou-se revisão integrativa da literatura e identificação das necessidades de aprendizagem. Ne segunda etapa, por meio de estudo metodológico, foi construído e validado o conteúdo educacional do storyboard sob a égide dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem com Significância e produzida a HQ. Para validação, 23 juízes julgaram a HQ mediante o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Os juízes foram classificados pela plataforma lattes quanto aos critérios de expertise de Benner, Tanner e Chesla. Para validar o conteúdo da HQ, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo e o teste binomial para verifica se a proporção de concordância foi, estatisticamente, igual ou superior ao ponto de corte estabelecido 0,80. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o parecer de número: 3.697.960. Resultados: A revisão integrativa da literatura não identificou tecnologia do tipo história em quadrinhos para ensino do suporte básico de vida ao adolescente. No entanto, evidenciou quatro modalidades de tecnologias desenvolvidas quais sejam, cursos web/on-line, aplicativos, realidade virtual e o vídeo. O levantamento das necessidades de aprendizagem evidenciou a necessidade de aprendizagem (por parte do público-alvo) sobre conteúdos referentes aos três primeiros elos de atendimento a uma parada cardíaca extra hospitalar. Na parte introdutória da história, fez-se uma breve contextualização sobre os personagens da história. Na complicação e solução, estruturou-se o conteúdo educacional de modo a contemplar o reconhecimento de uma parada cardíaca/acionamento do serviço médico de emergência, reanimação cardiopulmonar imediata de alta qualidade e rápida desfibrilação (conteúdo este referente aos três primeiros elos de uma parada cardíaca extra-hospitalar). Na validação, dezessete (17) dos dezoito (18 itens) do instrumento de validação do conteúdo educacional em saúde receberam I-CVI máximo. O item que recebeu menor aprovação referia-se à adequação do material ao processo de ensino e aprendizado, ainda assim, este item obteve ICV-I de 0,95. Conclusão: A HQ é válida quanto ao conteúdo educacional para juízes em suporte básico de vida.