Introdução: O nascimento do recém-nascido(RN) antes de 37 semanas é considerado um problema de saúde pública mundial, pois é tido como um dos principais fatores de risco para morbidade e mortalidade neonatal. Diante dessa problemática, é necessário colaborar para aprimorar a qualidade de vida de familiares de prematuros, como também, fomentar o desenvolvimento, validação e avaliação de materiais educativas produzidos por enfermeiros para essa clientela. Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma tecnologia educacional do tipo vídeo educativo, acerca dos cuidados ao recém-nascido pré-termo (RNPT) realizados por cuidadores no domicilio Métodologia: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em 3 etapas com aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (nº de protocolo 3.890), com base na proposta de Kindem e Musburger (2005), com adaptações para estudo de validação. A primeira etapa, de pré-produção, foi realizado a construção do storyboard do vídeo educativo, com base na identificação das necessidades dos cuidadores de recém-nascidos pré-termo no domicílio obtidas por meio de uma revisão de escopo e estratificadas através do referencial teórico de enfermagem de Roper, Logan e Tierney. Ainda nesta, o storyboard foi validado por juízes especialistas recrutados por meio de critérios pré-estabelecidos. A segunda etapa, correspondeu a produção, em que consistiu na implementação e desenvolvimento de imagens e animações. Por fim, a terceira, e última fase do estudo, contemplou a produção do vídeo por empresa de designer contratada para tal finalidade, sob supervisão do pesquisador. O vídeo educativo foi validado por 14 juízes com expertise em saúde da criança e neonatologia (via formulários Google). Para coleta dos dados, utilizou-se o instrumento validado: Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para validação pelos enfermeiros. Resultados: A versão final do vídeo possuiu previsão de 10 minutos, contemplando recomendações para cuidadores de recém-nascido prematuros, apresentadas com animação e narração na língua portuguesa. O vídeo educativo foi valido satisfatoriamente por juízes especialistas em saúde da criança e neonatologia.