INTRODUÇÃO: os processos que envolvem os acessos vasculares para hemodiálise têm risco de ocasionar eventos adversos graves no paciente renal crônico. Assim, espera-se que os profissionais envolvidos com a terapia dialítica sejam adequadamente preparados para o correto manuseio de fistulas arteriovenosas e cateteres de hemodiálise. Nesse aspecto, o técnico em enfermagem comumente realiza vários procedimentos de enfermagem que exigem conhecimento técnico, entretanto, sua formação comumente não oferece tal preparo. OBJETIVO: Desenvolver, implementar e avaliar objeto virtual de aprendizagem móvel para qualificar os técnicos de enfermagem sobre os acessos venosos para hemodiálise. MÉTODO: Estudo de desenvolvimento e avaliação de tecnologia instrucional baseada na Teoria da Aprendizagem Multimídia, que será realizado em quatro subestudos: 1) Revisão integrativa da literatura sobre tecnologias educacionais desenvolvidas para a qualificação de técnicos de enfermagem; 2) desenvolvimento da tecnologia instrucional (Objeto virtual de aprendizagem móvel); 3) aplicação e avaliação da ferramenta com técnicos de enfermagem e 4) validação da tecnologia por juízes. Será desenvolvido um OVA móvel para qualificação de técnicos em enfermagem para o cuidado com acessos venosos para hemodiálise, denominado Venocurso. O público-alvo serão os técnicos de enfermagem que atuam em hemodiálise da cidade de Teresina, Piauí. A amostra será do tipo não probabilística e intencional, e serão incluídos técnicos de enfermagem que estejam atuando em sala de hemodiálise e que tenham dispositivo móvel ou computador com acesso à internet. Após realizar a capacitação sobre acessos venosos para hemodiálise por meio do OVA móvel, um instrumento será usado para investigar a percepção do participante quanto a usabilidade do objeto virtual de aprendizagem. Para a validação da pesquisa participarão juízes/especialistas na área de enfermagem em nefrologia e docência para a educação profissional e tecnológica em enfermagem, que realizarão a avaliação pedagógica por meio de questionário com avaliação do conteúdo, organização, apresentação e avaliação da aprendizagem. A análise estatística será descritiva e inferencial. Na análise qualitativa, as sugestões dos peritos serão analisadas de forma descritiva e acatadas, de acordo pertinência.