INTRODUÇÃO: A preocupação com a saúde mental da população se intensifica durante uma crise social. A pandemia da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) pode ser descrita como uma dessas crises, a qual tem se caracterizado como um dos maiores problemas de saúde pública internacional das últimas décadas. Porém com o desdobramento da pandemia observou-se que a COVID-19 vai muito além dos sintomas clássicos como tosse, febre e mialgia. Estudos passaram a identificar a presença de sentimentos negativos, sintomas de insegurança, depressão, ansiedade e estresse frente à pandemia na população geral e, em particular, nos profissionais da saúde. OBJETIVO: Compreender os sentimentos e emoções dos trabalhadores de enfermagem que atuam nos Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho descritivo e exploratório. A produção de dados foi embasada através de um questionário semiestruturado com 14 profissionais de enfermagem. Na análise dos dados das entrevistas, utilizou-se da conjugação de dois recursos: a análise de conteúdo temática proposta por Minayo (2016) e análise lexical através do software IRAMUTEQ®. Na análise lexical observou-se que os vocábulos mais utilizados pelos profissionais foram as palavras: sentir, medo, trabalho e COVID. Na análise temática foram encontradas as seguintes categorias: As emoções e sentimentos na prática da Enfermagem; O sofrimento psíquico dos profissionais de Enfermagem; e o Impacto da pandemia por COVID-19 nas relações interpessoais dos trabalhadores de Enfermagem. CONCLUSÃO: Compreenderam-se as emoções e sentimentos de profissionais de enfermagem da linha de frente, no atendimento a pacientes com suspeita de COVID-19 como resultantes do processo de trabalho, do sofrimento psíquico e das estratégias de enfrentamento desses profissionais frente à pandemia por COVID-19.