OBJETIVO: Os objetivos deste estudo foram apreender as representações sociais sobre a COVID-19 elaboradas por discentes de enfermagem de uma universidade pública; analisar como as representações sociais influenciam no comportamento dos discentes e discutir as representações sociais diante das políticas públicas de saúde. MÉTODO: Participaram voluntariamente 23 discentes de enfermagem, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, que foram submetidos a um roteiro de entrevista semiestruturado. A análise foi desenvolvida através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ) por meio de uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e da estatística descritiva com uso do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). RESULTADOS: O dendrograma apresentou como resultado cinco classes, sendo estas a percepção dos discentes de enfermagem sobre as medidas de prevenção a COVID-19; conhecimento dos discentes de enfermagem sobre a COVID-19; medidas de prevenção da COVID-19 utilizadas pelos discentes de enfermagem; importância da formação em enfermagem para a prevenção da COVID-19 e meios de informação onde foram obtidos os conhecimentos sobre a COVID-19. CONCLUSÃO: a presente pesquisa evidenciou dados relevantes sobre a correlação da pandemia com os discentes de enfermagens, demonstrando suas percepções, conhecimentos e ações sobre as medidas de prevenção. Além disso, teve como principal resultado a origem desse conhecimento, que foi obtido principalmente por meio da televisão, internet, curso de enfermagem, em redes sociais, órgão de saúde e artigos científicos, impactando em suas representações sociais e gerando desde o conhecimento sobre a COVID-19 até reflexões sobre a própria profissão.