Objetivo: Apreender sobre as representações sociais elaboradas por clientes oncológicos sobre a pandemia COVID-19. Método: Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, sob a ótica do fenômeno das representações sociais. A pesquisa foi realizada em um hospital filantrópico localizado na cidade de Teresina-PI, no mês de agosto e setembro de 2021. Participaram voluntariamente 20 clientes oncológicos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, que foram submetidos a um roteiro de entrevista semiestruturado. A análise foi desenvolvida através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ) por meio de uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD). A comunicação dos resultados do estudo obedeceu às diretrizes para relatórios de projetos de pesquisa de natureza qualitativa disponível no Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ). Este estudo obteve à autorização prévia do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí n° parecer: 4.644.963 e direcionado ao Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital São Marcos, sendo aprovado de acordo n° parecer: 4.718.165. Resultados: O dendrograma apresentou como resultado cinco classes, sendo estas a mudanças ocorridas após o início da pandemia COVID-19; dificuldades encontradas pelos clientes oncológicos com o início da pandemia COVID-19; medo do novo coronavírus e da pandemia COVID-19; medidas de prevenção para o novo coronavírus; percepção dos clientes oncológicos acerca da pandemia COVID-19. Conclusão: A presente pesquisa atingiu seus objetivos, mostrando por meio de seus resultados que pandemia da COVID-19 impactou a vida dos clientes oncológicos, e trouxe consequências físicas, sociais e emocionais. A teoria das representações sociais possibilitou maior compreensão da realidade vivenciada pelos participantes da pesquisa.