Introdução: Violência sexual (VS) é um problema global que afeta crianças de todas as idades, etnias e culturas. Estatísticas nacionais apontam como o segundo maior tipo de violência entre indivíduos na faixa etária dos 10 aos 14 anos, sendo frequente sua ocorrência no ambiente escolar. Não obstante, a oferta de educação sexual nas instituições de ensino ainda enfrenta diversas resistências, dificultando o acesso de crianças e adolescentes às informações sobre a VS. Objetivo: Analisar a compreensão dos adolescentes escolares sobre violência sexual e o papel da escola no enfrentamento. Método: Trata-se de um estudo qualitativo. A produção de dados foi embasada através de um questionário semiestruturado com 22 adolescentes escolares de quatro unidades de ensino da rede estadual do Piauí, no município de Teresina. Na análise dos dados das entrevistas, utilizou-se da Classificação Hierárquica Descente (CHD) do software IRAMUTEQ®. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob o parecer de número 4.343.397, e obteve parecer favorável da instituição coparticipante. Resultados: Foram identificadas 99 Unidades de Contexto Elementar classificadas em 129 segmentos de texto que representam 76,74% do corpus. Os resultados apresentam-se em seis classes: Classe 1- Vivências da Violência Sexual por adolescentes escolares- nessa classe houve autorrelatos e relatos de pessoas próximas aos estudantes indicando que é um problema frequente. Na Classe 2- Consequências na vida das vítimas de Violência Sexual- Observou-se o impacto da VS no cotidiano, levando a vítima a desenvolver comportamentos de risco. Na Classe 3- Dificuldades para trabalhar questões relacionadas à sexualidade e Violência Sexual nas escolas- nessa classe os estudantes relataram a falta de capacitação dos profissionais da educação para lidar com a temática. Na Classe 4- Impactos da vivência da Violência sexual na saúde mental das vítimas- Observou-se menção de alguns sentimentos e transtornos indicando repercussão na saúde mental. Na Classe 5- Compreensão da Violência Sexual por adolescentes escolares- nessa classe os adolescentes escolares discursam sobre como compreendem a VS, nota-se dificuldade em conceituar; e, por fim, Classe 6- Falta e/ou precariedade da oferta de educação sexual nas escolas- as escolas não possuem um plano de ensino direcionado para a educação sexual das crianças e adolescentes, tampouco da VS. Também foi observado falta de acolhimento às vítimas. Considerações finais: Espera-se que a pesquisa em tela possa contribuir com subsídios para a elaboração de ações e políticas de amparo e prevenção às crianças e adolescentes vítimas de VS.