Introdução: A formação do enfermeiro para a sociedade do conhecimento inserida num contexto global demanda o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e ao mesmo tempo em que deve estimular à aprendizagem significativa no contexto da enfermagem perioperatória. Objetivo: Avaliar o uso de um ambiente educativo para a aprendizagem de Enfermagem perioperatória utilizando a Problem Based Learning (PBL). Método: tratar-se-á de um estudo metodológico, com abordagem de análise mista e produção tecnológica envolvendo o desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem voltado para aprendizagem de enfermagem perioperatória conduzido em cinco etapas de acordo com Filatro (2008) baseado no modelo de Design instrucional ADDIE (do inglês: analysis, design, development, implementation and evaluation). A avaliação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) será realizada por por experts inicialmente que serão convidados a participação por meio de instrumento com escala tipo Likert. Após a avaliação dos juízes, o AVA será disponibilizado para a participação do público alvo, discentes do curso de enfermagem que também realizarão a avaliação módulo educativo. O cálculo para amostra de discentes será feito a partir do uso do software Raosoft ®, considerando-se uma margem de erro de 8% e um intervalo de confiança de 95%. Para selecionar os juízes, de cada um dos grupos de avaliação, utilizar-se-á a amostragem por bola de neve Os dados obtidos serão organizados em planilhas através do aplicativo Microsoft ExcelR e analisados estatisticamente por meio de somatória de valores em números absolutos, apresentados em gráficos. Para analisar as respostas dos juízes especialistas acerca dos aspectos de conteúdo e uso, serão utilizados os cálculos para Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O item será considerado válido se a proporção de concordância dos especialistas foi igual ou maior que 0,80. Para a comparação de médias de variáveis qualitativas serão utilizados os testes t de Student, caso os dados obtidos atendam aos pressupostos desses testes paramétricos. Caso os dados não atendam aos pressupostos, serão utilizados os testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, bem como os testes de comparação de médias que forem convenientes. Na análise bivariada serão utilizadas as medidas associativas de significância, por meio dos testes Qui-quadrado (x2), Exato de Fisher ou teste t de Student. Para todas as análises será fixado, a priori, o nível de significância de 0,05 para rejeição da hipótese nula. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.