Introdução:A amamentação é a principal fonte de nutrição para os bebês, os protegendo contra várias doenças. No âmbito da atenção primária, as práticas desenvolvidas pelos enfermeiros em ações de promoção e proteção à saúde em prol do aleitamento materno torna-se este profissional um dos mais capacitados para oferecer a mulher subsídios teóricos e práticos, porém, seus conhecimentos devem sempre ser aprimorados, pois alguns ainda demonstram baixo manejo de habilidade e de identificação precoce de complicações mamárias. Deste modo, acredita-se que trabalhar com a amamentação aliada ao uso de novas tecnologias constitui uma alternativa para a mudança dessa realidade atual. Objetivo: Construir e validar podcast para prevenção ao desmame precoce e sua utilização na assistência do enfermeiro. Método: A pesquisa contará com subestudos, estando assim divididos: subestudo 1: estudo exploratório, de abordagem quantitativa, com o intuito de analisar o conhecimento prévio dos enfermeiros em relação a amamentação afim das lacunas encontradas aprimorar e contribuir com o roteiro do podcast. A análise dos dados do subestudo 1 serão processados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0 Subestudo 2: Estudo metodológico com abordagem quantitativa de dados realizada para construção de podcast como tecnologia educacional para prevenção do desmame na amamentação, sendo dividido em três etapas: préprodução produção e pós-produção no período de setembro de 2023 a janeiro de 2024. Etapa 1: construção do roteiro do podcast, utilizando a técnica de storytelling e os princípios da Teoria da Aprendizagem Multimídia e validação de conteúdo do storyboard por experts consultores internacional em lactação. Etapa 2: produção do podcast por uma empresa especializada no assunto. Etapa 3: validação da aparência do podcast por experts técnicos em tecnologia educacional e pelo público-alvo. A análise dos dados do subestudo 2 será realizada utilizando o software R, versão 4.0.2. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e seguirá as diretrizes da Resolução 466/2012.