Introdução: A Parada Cardíaca Extra-Hospitalar é a emergência cardiovascular mais grave e de pior prognóstico. Uma medida eficaz para aumentar as chances de sobrevivência a este tipo de Parada Cardíaca é o ensino e o treinamento do Suporte Básico de Vida para o público leigo por exemplo, adolescentes. Entretanto, limitações estruturais, políticas, socioeconômicas e educacionais formam barreiras ao ensino deste tema. Como consequência desses fatores, o conhecimento e as habilidades dos adolescentes sobre reanimação são baixos. Diante desses desafios, há instruções para o treinamento de adolescntes com o uso de tecnologias de design instrucional uma vez que são mais compreeensíveis, despertam interesse e podem alcançar grandes públicos. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma história em quadrinhos no conhecimento e na habilidade de adolescentes acerca do Suporte Básico de Vida. Método: Trata-se de um estudo multicêntrico que será conduzido em duas etapas: Na etapa 1), no Brasil, será realizado estudo de construção e validação do Questionário de Múltipla Escolha e do Checklist. Em seguida, será realizado Estudo Quase Experimental com amostra de 138 adolescentes, não randomizados com taxa de 1:1, em Grupo Intervenção (GI) (n=69), que lerá a História em Quadrinhos, e Grupo Comparação (GC) (n=69), que não receberá intervenção. As variáveis dependentes serão o conhecimento e a habilidade. Na etapa 2), será realizada adaptação transcultural e validação de aparência de uma História em Quadrinhos. Esta etapa será realizada em Portugal. Os dados relacionados à validação serão analisados no software R, versão 3.1.1., utilizando o Índice de Validação de Conteúdo. Será considerado válido se a proporção de concordância dos especialistas for igual ou superior a 80% no teste binomial, com um índice de significância de 5%. Os dados do quase experimento receberão análise estatística por meio do software Statistical Package for the Social Science. Para verificar a aderência à distribuição normal das variáveis numéricas, será aplicado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk. Para comparar os resultados dos participantes dentro do mesmo grupo, será utilizado o Teste t para amostras dependentes se os dados forem paramétricos, ou o Teste de Wilcoxon. Para a variável categórica, será aplicado o teste de McNemar para verificar mudanças de status dentro do grupo. Para verificar as diferenças entre os grupos, serão utilizados o Teste t independente ou o Teste de Mann-Whitney, dependendo da natureza dos dados. Para a variável categórica, serão utilizados o teste Qui-quadrado para proporção e o teste Exato de Fisher. A verificação da associação entre a quantidade de acertos teóricos e os acertos práticos será realizada por meio do Coeficiente de Pearson, se os dados seguirem uma distribuição normal, ou do Coeficiente de Spearman. Será adotado um nível de significância de 5% e um intervalo de confiança de 95% para todos os testes. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.