Introdução: O conhecimento dos enfermeiros em relação às demandas das pessoas com estomias de eliminação e a adoção de medidas assistenciais adequadas podem prevenir complicações no estoma e auxiliar no processo de adaptação pós-cirurgia. Nesse sentido, o conhecimento adquirido por meio da simulação permite a reflexão e o julgamento clínico para tomar a decisão correta, além de incentivar a autoconfiança dos enfermeiros na prestação dos cuidados. Objetivo: Analisar a eficácia de uma intervenção educativa no conhecimento de enfermeiros sobre estomias de eliminação. Material e métodos: a pesquisa será desenvolvida em duas etapas. Na primeira etapa, será feito um estudo metodológico, para a construção e validação de um cenário de simulação. A amostra do estudo será composta por juízes especialistas na área, identificados na Plataforma Lattes e para a coleta de dados serão utilizados o formulário para caracterização dos juízes e a escala para avaliação de conteúdo por especialistas. A análise estatística dos dados será calculada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e do coeficiente de concordância Fleiss Kappa, além do alfa de Cronbach para estimar a confiabilidade das evidências, considerando o nível de significância de 5% (p<0,05). Durante a segunda etapa, será realizado o estudo quase experimental, do tipo antes-depois, com único grupo, para análise do conhecimento dos enfermeiros antes e após a intervenção educativa. A amostragem será não probabilística, do tipo por conveniência, e incluirá todos os enfermeiros da atenção primária a saúde, do município de Teresina – PI, que comparecerem à estratégia de intervenção educativa e concluírem todas as etapas de avaliação do conhecimento. Os dados serão coletados por meio do formulário sociodemográfico, laboral e educacional e os instrumentos de Avaliação do Conhecimento de Enfermeiros sobre Estomias e a Escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem. Para avaliação do conhecimento antes e após a intervenção educativa, serão utilizados os testes paramétricos teste t de student ou o teste não paramétrico Wilcoxon, considerando o nível de significância de 5%.