INTRODUÇÃO: a infecção puerperal é a quarta causa de morte materna no Brasil e no mundo. Sua ocorrência é diretamente ligada as condições de saúde e da forma como o cuidado a gestantes é oferecido no pré-natal, parto e pós-parto. OBJETIVO: Validar uma tecnologia educativa do tipo cartilha construída para a prevenção da infecção puerperal. MÉTODO: Estudo metodológico. O processo de construção e validação da cartilha obedeceu às seguintes fases: 1) elaboração do projeto de desenvolvimento e submissão ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP); 2) levantamento bibliográfico; 3) elaboração do material educativo; 4) qualificação ou validação do material por especialistas e gestantes. A coleta de dados ocorreu em dois momentos: primeiro com os juízes especialistas: enfermeiros obstetras e designers gráficos, para validação de conteúdo e aparência, para validação da adequabilidade, o contato se deu por e-mail e/ou WhatsApp; e o segundo momento com o públicoalvo, foi realizado com gestantes atendidas na atenção primária de Teresina- PI para avaliação da aparência e compreensão. Foram utilizados 2 instrumentos validados na literatura. Os juízes foram selecionados por meio da técnica de amostragem do tipo “bola de neve”. A seleção da amostra do público-alvo se deu por conveniência. Os juízes foram classificados quanto aos critérios de expertise de Benner, Tanner e Chesla. Para a análise, foi utilizado o índice de validade de conteúdo. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com o parecer de número 6.238.353. RESULTADOS: A cartilha, intitulada: “Infecção Puerperal, Vamos conhecer”, foi elaborada com linguagem simples e direta, com um layout que favorece na compreensão das informações contidas no material, sendo dividida em oito tópicos: 1. Conceito; 2. Fatores de Risco; 3. Cuidados Gerais; 4. Cuidados após o parto normal; 5. Cuidados após a cesárea 6; Cuidados com as mamas; 7) Sinais de alarme; 8) Orientações de onde procurar ajuda. Na validação do conteúdo educacional e aparência, obteve-se respostas adequada e parcialmente adequada por 100% por parte dos juízes especialistas. Na validação da compreensão, o resultado encontrado foi satisfatório por parte das gestantes. CONCLUSÃO: o percentual de concordância entre os avaliadores atingiu valores satisfatórios para a finalização do material educativo.