Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RUTH SUELLE BARROS FONSECA
DATA: 20/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: PPGEnf
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DE AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO CUIDADOR INFORMAL DE PESSOAS IDOSAS DEPENDENTES
PALAVRAS-CHAVES: Cuidador informal; Idoso; Promoção da Saúde; Tecnologia educacional; Enfermagem
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:
Introdução: O cuidado informal constituiu uma realidade expressiva no Brasil, sendo caracterizado pelo envolvimento de membros familiares que ao assumirem a responsabilidades do cuidar, tornam-se vulneráveis para ansiedade, pressão, estresse e sobrecarga. Diante desses impactos, torna-se fundamental o desenvolvimento e a implementação de estratégias educacionais voltadas para adaptação ao papel e para promoção da sua condição de saúde, do autocuidado e da qualidade de vida. Objetivo: Construir e validar um protocolo sobre ações educativas para a promoção da saúde de cuidadores informais de pessoas idosas dependentes na perspectiva do Modelo Promocional da Saúde de Nola Pender. Método: Estudo multimétodos, desenvolvido em duas etapas: 1 - Revisão integrativa com busca e seleção nas bases MEDLINE, CINAHL, Web of Science, SCOPUS, LILACS e BDENF. A amostra foi constituída por 10 estudos primários que analisaram as estratégias educacionais para promoção da saúde do cuidador informal de idosos dependentes; 2 - Estudo metodológico delineado em por três polos de análise: teórico, empírico e analítico. Na avaliação do conteúdo e aparência, participaram 07 profissionais da saúde, selecionados por conveniência. Utilizou-se um formulário eletrônico para coleta de dados e a escala Likert para fins de consenso. A análise foi estruturada no Índice de Validade de Conteúdo. O parecer favorável foi emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: O estudo de revisão evidenciou que as iniciativas para promoção da saúde do cuidador informal envolvem a terapia cognitivo-comportamental, de aceitação e de compromisso, assim como a ativação comportamental, técnicas baseadas em mindfulness, abordagem multidisciplinar e psicoeducação. A valorização da crença, a promoção da atividade física e o fortalecimento de grupos de suporte e apoio social também apresentaram reflexos positivos no enfrentamento de eventos estressores relacionados às demandas do cuidar. Esses resultados subsidiaram a construção e validação do protocolo educacional, que em sua versão final apresentou evidências de validade do conteúdo (0,93) e na aparência (0,85), demonstrando precisão, clareza e adequação para mensuração dos objetivos propostos. Conclusão: O cuidado informal ao idoso dependente foi descrito como condição geradora de morbidade e o desenvolvimento e a avaliação de intervenções educacionais representaram mecanismos válidos e eficazes para o enfrentamento dos eventos estressores relacionados às demandas do cuidar. Foi desenvolvida um recurso educacional com evidências de validade, precisão e sensibilidade favorável a promoção da saúde do cuidador informal do idoso dependente. Novos estudos são fundamentais avaliar seus efeitos na população-alvo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423632 - MARIA DO LIVRAMENTO FORTES FIGUEIREDO
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Interno - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Externo à Instituição - SONIA PATRICIA CARREÑO MORENO - UNAL
Externo à Instituição - DANIEL DE MACÊDO ROCHA - USP
Externo à Instituição - ANA CAROLINA MENDES SOARES BENEVUTO MAIA - UFRJ