Introdução: A evasão universitária é o desligamento do curso superior por qualquer outro motivo que não a diplomação. Trata-se de fenômeno multifatorial e que tem despertado a atenção de pesquisadores. A adaptação ao contexto acadêmico pode contribuir para o surgimento de fatores que motivam a evasão, tais como deficiências nas estruturas físicas das universidades, falta de assistência socioeducacional e orientação profissional inadequada. Esse processo de adaptação pode ter impactos negativos na saúde mental, bem-estar, desenvolvimento psicossocial e formação profissional durante a graduação. Objetivo: Este estudo objetiva analisar a associação entre a evasão universitária e sintomas de depressão, ansiedade e estresse em graduandos de enfermagem, e construir intervenção para minimizar a evasão universitária. Método: Trata-se de um estudo metodológico conduzido em duas etapas: uma transversal analítica de abordagem quantitativa e outra descritiva-exploratória de abordagem qualitativa. Conclusão: O presente estudo tem potencial para inovar com a construção e validação de intervenção para minimizar as taxas de evasão universitária nos cursos de enfermagem e em outras áreas do conhecimento. Os resultados podem servir como estratégia a ser implantada nas IES do Brasil, além de servir como referencial metodológico científico, difundindo a produção cientifica brasileira. Há a possibilidade de expansão da intervenção para outras instituições de ensino superior, com vistas a estudar sua aplicabilidade em diferentes cenários.