Introdução: Conhecer a técnica adequada de preparo e administração de insulina conforme as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes é primordial para o alcance das metas glicêmicas e melhoria na qualidade de vida das pessoas que necessitam diariamente das injeções. A educação voltada para a autogestão do Diabetes Mellitus é o processo de facilitação de conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias ao autocuidado da doença. Nesse contexto, compreende-se a importância da construção do podcast uma vez que se faz necessário explicações com embasamento científico voltadas para administração de insulina. Objetivo: Construir tecnologia digital para fornecer informações que orientem na administração de insulina. Método: A pesquisa contará com subestudos, estando assim divididos: subestudo 1: Revisão de escopo sobre as tecnologias educativas de administração de insulina em pessoas com diabetes; subestudo 2: Roteirização e validação de tecnologia educativa e subestudo 3: Avaliação da tecnologia educativa com os usuários. Portanto, é metodológico, descritivo e transversal. A etapa de validação foi realizada por meio eletrônico e a de avaliação de forma presencial com usuários de insulina com idade entre 20 e 59 anos, cadastrados no serviço de saúde do município de Picos-Piauí, durante os meses de setembro de 2023 a fevereiro de 2024. A análise estatística foi feita pelo índice de validação, alfa de Cronbach e kappa e aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa através de parecer de número 5.394.178. Resultados: Os achados dos subestudos mostraram que o Insulinacast foi validado com êxito ao apresentar valor de Alfa de Cronbach de 0,918 na validação de conteúdo, 0,909 na validação de design e em relação a avaliação pela classificação dos escores, verifica-se que o material é superior para o questionário SAM cuja média é de 88,07% e para o questionário SUS é excelente, visto que apresenta média de 78,25%, tornando a tecnologia avaliada positivamente pelo público-alvo. Conclusão: A partir do exposto, conclui-se que o desenvolvimento dessa tecnologia educacional, bem como sua validação proporciona à população informações claras e objetivas a respeito da insulinoterapia, uma vez que a contribuição dos juízes enriquece o estudo e a avaliação pelo público-alvo propicia o reconhecimento da sua importância.