Introdução: as enteroparasitoses são parasitoses intestinais que acometem crianças em idade pré-escolar e escolar, apresentando eventos importantes de morbimortalidade. São infecções de fácil tratamento, principalmente na Atenção Primária à Saúde, e preveníveis, mediante ações de promoção e educação em saúde, configurando-se as comunidades escolares como locais privilegiados para o desenvolvimento destas ações. Objetivo: desenvolver Programa de Educação Permanente em Saúde sobre enteroparasitoses para professores e estudantes da Educação Infantil pré-escolar. Método: pesquisa-ação conduzida em quatro fases. Na primeira fase será realizado estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, a fim de investigar o conhecimento dos professores e dos estudantes da Educação Infantil pré-escolar sobre enteroparasitoses. Na segunda fase, será realizado estudo metodológico de construção e validação de vídeo educativo sobre enteroparasitoses. A construção do vídeo educativo seguirá as fases de pré-produção, produção e pós-produção. A validação do conteúdo do roteiro e storyboard do vídeo educativo será realizada por juízes especialistas, selecionados pelo método não probabilístico por conveniência do tipo bola de neve. O recrutamento dos juízes ocorrerá mediante contato com os docentes de universidades públicas do Piauí, dos cursos de Saúde e Enfermagem. Definiu-se como critérios de inclusão: ser profissional de saúde com experiência na assistência, docência ou pesquisa, com conhecimento em Microbiologia e/ou Parasitologia. Como critério de exclusão, será delimitado o preenchimento incompleto do instrumento de avaliação. Será utilizado índice de validação de conteúdo educacional em saúde. A validação de aparência do vídeo educativo será realizada pelos professores, por meio de instrumento para validação de aparência de tecnologias educativas em saúde. Os dados serão analisados com base no Índice de Validade de Conteúdo, com valor estabelecido de 0,80. Na terceira fase, será realizada a operacionalização da pesquisa-ação, com vistas a entender as relações entre as intervenções, vídeo educativo e curso de capacitação, e seu contexto durante a implantação e na quarta fase será realizada a avaliação pós intervenção. O estudo atenderá aos preceitos do Conselho Nacional de Saúde e será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.