Introdução: O período puerperal ou pós-parto é compreendido como uma ação involutiva para o restabelecimento do corpo da mulher. Cerca de 92% das mulheres morrem por complicações simples relacionadas a gravidez e ao parto. A infecção puerperal é um grande problema de saúde pública e contribui com altos níveis de morbidade e letalidade. Assim, ao considerar os elevados índices da infecção puerperal em todo o mundo, surge à necessidade de construir e validar um vídeo sobre infecção puerperal, buscando orientar cuidados, a identificação precoce dos sinais e sintomas, e consequentemente, a diminuição dos casos. O vídeo é uma tecnologia capaz de facilitar o processo educativo para a população. Objetivo: Construir e validar um vídeo educacional sobre prevenção de Infecção Puerperal. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica composta pela elaboração de um vídeo sobre a prevenção de infecção puerperal que foi validado por juízes especialistas e público-alvo. A coleta de dados aconteceu no período de julho de 2024 a agosto de 2024. Foi realizada de maneira virtual, junto aos juízes e presencial com o público-alvo. Os participantes do estudo são juízes (profissionais) e público-alvo mulheres no ciclo gravídico-puerperal (gestantes, parturientes e em pós-parto). A pesquisa aconteceu nas seguintes etapas: a primeira foi à realização da busca dos assuntos relacionados, ou seja, a definição dos temas a serem levantados na tecnologia; a segunda, a elaboração do vídeo; a terceira, a validação por juízesespecialistas e avaliação pelo público-alvo; a quarta, na adequação da tecnologia educacional. A coleta de dados teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí (CAAE: 73994423.0.0000.5214 – Parecer número 6.428.697) em obediência aos preceitos que rege a Resolução CNS 466/12 que trata de pesquisas envolvendo seres humanos. Resultados: O vídeo foi intitulado “Infecção Puerperal – você sabe o que é isso?”, teve duração de seis minutos e cinquenta e sete segundos e incluiu abertura com os objetivos do vídeo, fatores de riscos, sintomas e como prevenir a infecção puerperal durante a gestação, o parto e no pós-parto. Foi construído a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. A validação de conteúdo foi realizada por 22 juízes especialistas e 20 mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Dos 18 itens avaliados pelos juízes, 16 tiveram concordância unânime, com I-CVI de 1,0. Observa-se que houve concordância de todos os juízes em itens relevantes, ao considerarem que o conteúdo do vídeo foi adequado quanto à funcionalidade, usabilidade, eficiência, técnica audiovisual, ambiente e procedimento. Conforme avaliação das participantes gestantes e puérperas, o vídeo foi considerado compreensível, de modo que todas julgaram adequados os itens referentes aos objetivos, organização, estilo do vídeo, aparência e motivação. Dessa maneira, todos os itens tiveram ICVI= 1,0. O S-CVI/AVE da avaliação das gestantes e puérperas foi de 1,0 e o S-CVI, de 1,0.