Banca de QUALIFICAÇÃO: KAYRON RODRIGO FERREIRA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAYRON RODRIGO FERREIRA CUNHA
DATA: 26/09/2024
LOCAL: Sala PPGEnf
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS ÀS MOTIVAÇÕES POTENCIAIS PARA EVASÃO UNIVERSITÁRIA E SINTOMAS ANSIOSOS, DEPRESSIVOS E ESTRESSE ENTRE PÓS-GRADUANDOS EM ENFERMAGEM STRICTO SENSU
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Pós-Graduação. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Evasão escolar. Saúde mental
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A evasão é a saída prematura e definitiva do aluno do curso antes da conclusão. Suas causas são diversas, incluindo dificuldades acadêmicas, falta de motivação, desigualdades socioeconômicas, falta de recursos educacionais e desafios culturais que impactam a percepção e valorização da educação. Muitos estudantes não enfrentam esse processo de forma positiva, resultando em sofrimento psíquico e adoecimento mental, fator que pode ser motivacional para o processo de evadir. Objetivo: Analisar as motivações potenciais para a evasão na Pós-Graduação de Enfermagem e a associação com os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Métodos: Estudo transversal, quantitativo que analisou a evasão universitária na pós-graduação através da Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior para a Pós-Graduação (M-PG), com fatores de saúde mental por meio da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), e fatores sociodemográficos e ocupacionais, através de formulário próprio, a correlação foi realizada estatisticamente utilizando a correlação de Spearman, ao nível de 5%. Os dados do estudo foram inseridos em bancos de dados e processados no Software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS Versão 26. Resultados: O estudo revelou que a maioria dos estudantes de pós-graduação em enfermagem são mulheres cisgênero (74,6%), com idade entre 20 e 39 anos (88,1%). A insatisfação com a instituição foi mais evidente entre os afetados psicologicamente (21,1%), especialmente aqueles que não residem com familiares e têm dificuldades de conciliar estudo e vida pessoal (55%). Estudantes com renda mensal entre 1 e 3 salários mínimos (57,2%) e aqueles que não recebem bolsa de estudos (69,2%) apresentaram maior prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Indivíduos que trabalham sem remuneração (7,7%) e enfrentam maior sobrecarga financeira estão mais propensos à evasão. Por fim, a satisfação com o orientador mostrou-se um fator protetor, com 62,5% dos estudantes afetados psicologicamente relatando estar satisfeitos ou muito satisfeitos com seu orientador. Conclusão: A análise dos dados sobre estudantes de pós-graduação em enfermagem revela um panorama crítico em relação à saúde mental e ao risco de evasão. Fatores como a vulnerabilidade financeira e a insatisfação com a instituição e orientação acadêmica emergem como determinantes significativos para o bem-estar dos alunos. Mulheres cisgênero e estudantes de baixa renda se destacam como os grupos mais afetados por sintomas de depressão e ansiedade. Para enfrentar esses desafios, é imperativo desenvolver políticas que promovam suporte emocional e acadêmico, criando um ambiente mais inclusivo e favorável à permanência e ao sucesso desses estudantes.

Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Externo à Instituição - FABIO DE SOUZA TERRA - UNIFAL-MG
Presidente - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Externo ao Programa - 420.974.362-34 - REJANE CORRÊA MARQUES - UFRJ