AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Estratégias de Ensino; Enfermagem; Docente
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) contemplam o
redirecionamento das metodologias de ensino, nas quais deverão implementar
estratégias de ensino e aprendizagem, com uma nova percepção sobre a
formação dos profissionais de enfermagem. De acordo com as DCENF, essas
mudanças serão possíveis com a utilização de estratégias de ensino, que
estimule no discente o comprometimento com o seu aprendizado e a
construção de saberes que permita uma aproximação crítica com a realidade,
na qual o professor será apenas um facilitador deste processo. Assim,
definiram-se como objetivos desse estudo: Descrever as estratégias de ensino-
aprendizagem utilizadas no curso de graduação em enfermagem da
Universidade Federal do Piauí; Discutir as estratégias de ensino-aprendizagem
utilizadas no curso de graduação em enfermagem quanto à sua adequação às
diretrizes curriculares e Identificar as potencialidades e dificuldades na
utilização das estratégias de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritivo-
exploratória, com abordagem qualitativa. O cenário foi curso de enfermagem da
Universidade Federal do Piauí (UFPI) e os participantes da pesquisa foram 12
docentes do curso de bacharelado em enfermagem. Para produção de dados
foi utilizado a técnica de entrevista com a aplicação de um roteiro semi-
estruturado. Os dados foram analisados pela análise temática de Minayo, o que
possibilitou a formação de três categorias: Estratégias utilizadas no
Processo Ensino – Aprendizagem: na análise dos discursos dos docentes da
UFPI constata-se a utilização de estratégias tradicionais e ativas, e que os
mesmos percebem que as suas atividades em sala de aula ainda existe uma
maior aproximação com estratégias tradicionais, com destaque para exposição
oral e seminário. Dentre as estratégias ativas utilizadas destaque-se a
Problematização. O professor e as dificuldades enfrentadas na utilização
das estratégias preconizadas pelas diretrizes: os docentes pontuaram as
dificuldades enfrentadas para atender as diretrizes, como a formação
tradicional que receberam, a matriz curricular do curso e a resistência a
mudanças por parte dos alunos. Iniciativas para a mudança:
potencialidades: percebe-se nos discursos uma consciência da importância
da mudança, assim como o desejo de superar as metodologias tradicionais
com iniciativas como cursos de capacitação e de estudos sobre a temática, a
construção e o conhecimento do projeto pedagógico, o conhecimento da
DCNenf e a mobilização para a utilização de estratégias ativas, permeando as
estratégias tradicionais. Conclui-se que existe uma aproximação com as
estratégias tradicionais pelos os docentes do curso de bacharelado em
enfermagem da UFPI, mas que é presente o desejo de mudança e o
reconhecimento da importância das estratégias ativas para o aperfeiçoamento
do processo ensino-aprendizagem. É evidente ainda nos discursos a
conscientização dos docentes acerca das diretrizes curriculares, a importância
da utilização de estratégias ativas, assim como a mobilização dos docentes
para a efetivação dessas estratégias.