AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO - APRENDIZAGEM DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Estratégias de Ensino; Enfermagem; Docente
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Enfermagem
contemplam o redirecionamento da educação em enfermagem com mudanças
que estimulam o comprometimento dos discentes com o seu aprendizado e a
construção de saberes que permita uma aproximação crítica com a realidade,
em que o professor será um facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Para enfrentar tal desafio, as Instituições de Ensino Superior precisam
incorporar nos seus Projetos Pedagógicos as orientações das Diretrizes
Curriculares e adequar a matriz curricular dos cursos de enfermagem, diminuir
o abismo entre a teoria e a prática, permitir a construção das competências e
habilidades necessárias à prática de enfermagem, que devem ser estimuladas
na formação do profissional com a utilização de estratégias de ensino
inovadoras. Definiu-se como objetivos desse estudo: Descrever as estratégias
de ensino-aprendizagem utilizadas no curso de graduação em enfermagem da
Universidade Federal do Piauí; Discutir as estratégias de ensino-aprendizagem
utilizadas no curso de graduação em enfermagem quanto à sua adequação às
diretrizes curriculares e Analisar as potencialidades e dificuldades na utilização
das estratégias de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória,
com abordagem qualitativa. O cenário foi curso de enfermagem da
Universidade Federal do Piauí e os participantes da pesquisa foram 12
docentes do curso. Para produção de dados foi utilizado à técnica de entrevista
com a aplicação de um roteiro semi-estruturado. Para análise dos dados foi
utilizado a análise temática de acordo com Minayo, o que possibilitou a
formação de três categorias: Estratégias utilizadas no Processo Ensino –
Aprendizagem. O professor e as dificuldades enfrentadas na utilização das
estratégias preconizadas pelas diretrizes e Iniciativas para a mudança:
potencialidades. Os resultados, de acordo com as categorias elencadas acima
apontaram a utilização de estratégias tradicionais pelos docentes, com
destaque para exposição oral e seminário, no entanto os docentes também
mencionaram uma aproximação com as estratégias ativas de ensino com
destaque para a estratégia da problematização. Pontuaram as dificuldades
enfrentadas para atender as diretrizes, como a sua formação realizada de
maneira tradicional, a organização da matriz curricular do curso de forma
disciplinar e a resistência a mudanças por parte dos alunos. Percebeu-se nos
depoimentos a compreensão dos professores sobre a necessidade de
mudança nas estratégias de ensino, assim como o desejo de superar as
metodologias tradicionais com iniciativas como cursos de capacitação, estudos
sobre a temática, a construção e o conhecimento do projeto pedagógico e das
diretrizes e a mobilização para o desenvolvimento de estratégias de ensino
aprendizagem ativas. Conclui-se que predominam a utilização de estratégias
de ensino tradicionais no Curso de Enfermagem da UFPI, mas é presente o
desejo de mudança dos docentes e o reconhecimento da importância das
estratégias ativas para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
É evidente ainda nos discursos o conhecimento dos docentes acerca das
diretrizes curriculares, a aproximação com estratégias ativas e a mobilização
dos docentes para sua efetivação.