INTERVENÇÃO EDUCATIVA ONLINE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DE GESTANTES ADOLESCENTES
Educação em saúde. Educação à distância. Internet. Gravidez na adolescência. Enfermagem
A gravidez na adolescência tem altos índices no cenário mundial e nacional e está associada a uma série de modificações biopsicossociais que expõe a adolescente a um risco maior de morbimortalidade materno-infantil e tende a ocasionar prejuízos na qualidade de vida (QV) das mesmas. Nesse cenário as intervenções educativas assumem uma relevância ainda maior, por seu papel de promover a saúde, podendo gerar um efeito positivo na QV. O ambiente virtual se mostra como ferramenta disponível a ser utilizada no processo educacional, visto o poder de atração maior representado pelas tecnologias de informação e comunicação junto a adolescentes. Dessa forma, delimita-se como objeto de estudo a avaliação de uma intervenção educativa online na qualidade de vida de gestantes adolescentes. O objetivo geral do estudo é avaliar a intervenção educativa online sobre pré-natal na melhoria da qualidade de vida de gestantes adolescentes. Tem-se como objetivos específicos: construir e validar o objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal da intervenção educativa online; caracterizar as gestantes adolescentes quanto aos aspectos sociodemográficos, obstétricos e uso das tecnologias de informação e comunicação; verificar a qualidade de vida das gestantes adolescentes antes e depois da intervenção educativa online; e comparar a qualidade de vida das gestantes adolescentes antes e depois da intervenção educativa online. O estudo será desenvolvido em duas etapas, a primeira etapa consistirá em um estudo metodológico, onde haverá a construção e validação de um objeto virtual de aprendizagem (OVA) sobre pré-natal, que fará parte da intervenção educativa online, ele seguirá o modelo design instrucional contextualizado e será submetido a validação por especialistas em Saúde da Mulher e Informática. A segunda etapa corresponderá a um estudo quase experimental, tendo como participantes gestantes adolescentes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde de Teresina, onde será realizada sua caracterização e avaliação da qualidade de vida antes e depois da intervenção educativa online, mediante aplicação de um questionário adaptado e do instrumento Índice de Qualidade de Vida de Ferrans e Powers. Os dados serão analisados através do programa SPSS versão 20.0. A pesquisa obedecerá todos os princípios da Resolução 466/12 do Conselho Nacional em Saúde que trata de pesquisas envolvendo seres humanos.