Introdução: O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é uma tecnologia da comunicação e da informação que tem se mostrado cada vez mais frequente na Enfermagem além de considerado uma possibilidade pedagógica formidável para o ensino de alunos de graduação, pós-graduação e educação permanente de enfermeiros na prática clínica, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento pelo aprendiz sobre diversas nuances do cuidado, dentre elas a segurança do paciente e a terapia medicamentosa. Objetivo: Construir e avaliar com juízes especialistas em enfermagem em segurança do paciente e informática, um AVA para ensino de segurança do paciente na terapia medicamentosa para graduandos em enfermagem. Método: Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: construção e avaliação, sistematizadas conforme o Design Instrucional Contextualizado de Andreia Filatro, compreendido por cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. A etapa de construção do AVA denominado SPTEME foi subsidiada por revisão integrativa sobre a tecnologias educacionais voltadas para ensino e pelo levantamento das necessidades de aprendizado junto aos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente na terapia medicamentosa. Na segunda etapa foi realizada a avaliação pedagógica e de usabilidade do AVA por juízes enfermeiros, através do instrumento o Learning Object Review Instrument (LORI) e por juízes em Informática, a partir do instrumento contendo as 10 heurísticas de Nielsen, entre os meses de junho e julho de 2020. A Validade do Conteúdo baseou-se nas classificações de cada item feito pelos juízes, e essas classificações foram utilizadas para calcular o percentual de concordância dos juízes. Resultado: O AVA SPTEME é constituído por duas unidades de ensino, vídeos, histórias em quadrinhos, infográficos, caça palavras, quiz fórum, chats e sala de vídeo conferência e hospedado na plataforma moodle cloud, modo básico, podendo ser acessado a partir do link https://ava-spteme.moodlecloud.com/login/index.php. Foi avaliado por 12 juízes em enfermagem com média total do percentual de concordância de 91,7%. Com exceção da variável “Acessibilidade” todas as demais obtiveram percentual de concordância acima de 80% com destaque para as variáveis “qualidade do conteúdo”, “Alinhamento dos objetivos de aprendizagem”, “Feedback e Adaptação”, “motivação” e Conformidade com os Padrões que obtiveram um percentual de 100%. O percentual de concordância dos juízes em informática foi de 78,89% e a maioria inclinam para as categorias de “erro não importante” e “erro simples” nas heurísticas avaliadas. As recomendações foram, em parte, atendidas.