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Banca de DEFESA: MARCELO VICTOR FREITAS NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO VICTOR FREITAS NASCIMENTO
DATA: 12/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: Construção e validação de vídeo educativo sobre cuidados com o recém-nascido pré-termo no domicílio.
PALAVRAS-CHAVES: Cuidadores; Recém-Nascido Prematuro; Pais; Família; Estudo de validação.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

 Introdução: O nascimento do recém-nascido(RN) antes de 37 semanas é considerado um problema de saúde pública mundial, pois é tido como um dos principais fatores de risco para morbidade e mortalidade neonatal. Diante dessa problemática, é necessário colaborar para aprimorar a qualidade de vida de familiares de prematuros, como também, fomentar o desenvolvimento, validação e avaliação de materiais educativas produzidos por enfermeiros para essa clientela. Objetivo: Desenvolver e validar o conteúdo de uma tecnologia educacional do tipo vídeo educativo, acerca dos cuidados ao recém-nascido pré-termo (RNPT) realizados por cuidadores no domicilio Métodologia: Estudo metodológico, desenvolvido em 3 etapas com aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (nº de protocolo 3.890), com base na proposta de Kindem e Musburger (2005), com adaptações para estudo de validação. A primeira etapa, de pré-produção, foi realizado a elaboração do roteiro do storyboard do vídeo educativo, com base na identificação de cuidados e necessidades dos cuidadores de recém-nascidos pré-termo no domicílio por meio de uma revisão de escopo e estratificadas através da estruturas conceituais do referencial teórico de enfermagem de Roper, Logan e Tierney. A segunda etapa, que corresponde a produção, ocorreu a construção e validação do conteúdo do storyboard do vídeo “O cuidado do prematuro” construído a partir dos doze princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. A validação do conteúdo ocorreu por 14 juízes especialistas recrutados por meio de critérios pré-estabelecidos (via formulários Google). Para coleta dos dados, utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde(IVES). A terceira etapa, correspondeu a pós-produção, que consistiu na implementação, desenvolvimento de imagens e animações. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer nº 4.035.639 ). Resultados: O conteúdo do vídeo foi construído com base na Teoria de Roper, Longan e Tierney e a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, composto por animação digital e narração em áudio, possuiu dez minutos e contemplou os polos temáticos das necessidades de cuidadores de recém-nascidos pré-termo. Participaram da validação, 14 juízes, a média de idade dos juízes foi de 32,8 (±4,5) anos, variando de 28 a 45 anos. Predominou o sexo feminino 10 (71,4%), que atuava somente na docência 7 (50,0%) ou também na assistência 6 (42,9%). O tempo de formação foi de, em média, 9,4 (±4,3) anos, variando de 4 a 20 anos. Todos possuíam experiência na áre de pediatria e/ou validação de tecnologias. Os itens avaliados pelos juízes especialistas obtiveram IVC global de 0,9 de forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Conclusão: O vídeo educativo “O cuidado do prematuro” é valido quanto ao conteúdo por juízes especialistas, com Índice de Validação de Conteúdo que mostrou valores igual ou superior a 80%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3017215 - HERLA MARIA FURTADO JORGE
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Presidente - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 05/02/2021 11:08
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