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Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANA SOARES DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIANA SOARES DE SOUSA SILVA
DATA: 30/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE REANIMAÇÃO NEONATAL: elaboração e avaliação
PALAVRAS-CHAVES: -
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: A redução da mortalidade infantil é um dos objetivos do milênio e isso chama atenção para a realização de pesquisas que subsidiem intervenções capazes de contornar o problema. Dessa forma, há a necessidade de aprimorar o conhecimento dos enfermeiros que atuam em sala de parto quanto a reanimação neonatal. Em vista disso, entende-se ser de grande relevância a elaboração e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem sobre essa temática. Visto isso, questionou-se: O ambiente virtual de aprendizagem sobre reanimação neonatal é considerado válido para ser utilizado com enfermeiros que atuam em sala de parto? Objetivos: Avaliar um ambiente virtual de aprendizagem sobre reanimação neonatal para enfermeiros que atuam em sala de parto. Metodologia: Estudo de desenvolvimento metodológico que foi desenvolvido em 4 fases: análise, design, desenvolvimento e avaliação. A análise foi realizada com a identificação das necessidades de aprendizagem, por meio de uma revisão integrativa da literatura e definidos os objetivos educacionais. No design foi definido os conteúdos e os elementos utilizados. Na fase do desenvolvimento foram desenvolvidos os conteúdos pelas pesquisadoras e o ambiente virtual de aprendizagem ainda será desenvolvido pelo profissional de informática. A avaliação do conteúdo foi realizada por 09 juízes especialistas. Para coleta dos dados utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Esse estudo foi aprovado pelo Comité de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com o Parecer 4.021.113 e foi realizado atendendo os aspectos éticos da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A partir dos achados da revisão integrativa da literatura foram elencadas as necessidades dos enfermeiros sobre reanimação neonatal em sala de parto. O conteúdo foi categorizado e organizado em Módulos e Unidades. No Módulo 1 as médias de IVC dos critérios do IVCES variaram de 95% (objetivos) a 100% (relevância). Quanto aos objetivos, o menor índice referiu-se à adequação ao processo de ensino-aprendizagem, com 75%. Na seção de estrutura e apresentação, o item referente às informações necessárias obteve IVC abaixo do recomendado (75%). Todos os itens da seção relevância apresentaram IVC máximo (100%). Considerando-se a totalidade de critérios do instrumento, o IVC final foi de 97,2%. No Módulo 2, os valores médios de IVC atingiram valores máximos nos três domínios: objetivos, estrutura e apresentação, e relevância, atingindo o IVC final de 100%. Conclusão: O conteúdo do ambiente virtual de aprendizagem sobre reanimação neonatal para enfermeiros que atuam em sala de parto foi considerado válido.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3017215 - HERLA MARIA FURTADO JORGE
Externo à Instituição - LUCIOLA GALVAO GONDIM CORREA FEITOSA - UNINOVAFAPI
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Presidente - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 29/06/2021 17:33
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