Introdução: o pé diabético é uma síndrome caracterizada pela presença de infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados às anormalidades neurológicas e à doença vascular periférica em pessoas acometidas pelo diabetes mellitus. A falta de capacitação e de educação continuada, atreladas à indisponibilidade de instrumentos para avaliação adequada dos pés, são alguns dos entraves que dificultam a qualidade da assistência de enfermagem às pessoas com diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde. Assim, o Ambiente Virtual de Aprendizagem é um recurso da Educação a Distância, que engloba diferentes tipos de Objetos Virtuais de Aprendizagem para dinamizar o processo de aprendizagem, sendo uma ferramenta importante na capacitação profissional. Objetivo: construir, validar e avaliar o efeito de intervenção em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre pé diabético para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. Método: estudo multimétodos dividido em três subestudos: revisão sistemática e metanálise, estudo metodológico e estudo quase-experimental. A revisão sistemática e metanálise será elaborada segundo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols e as recomendações da colaboração Cochrane. O levantamento bibliográfico será realizado nas bases de dados MEDLINE via PubMed, CINAHL, Web of Science, Scopus, Embase, Central Cochrane, BDENF, índice bibliográfico LILACS e biblioteca Scielo. Buscas secundárias também serão realizadas em sites de registros de ensaios clínicos, catálogos de teses e dissertações e listas de referências dos estudos incluídos. O risco de viés será avaliado conforme a Cochrane. Os dados serão processados por meio do Software Review Manager. Se os pressupostos para metanálise forem atendidos, os desfechos serão agrupados em gráficos de floresta. A qualidade das evidências será avaliada a partir do GRADE. O estudo metodológico para construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem será em sete etapas: 1) Significado e eficácia da intervenção baseada na web; 2) Seleção do público-alvo; 3) Seleção de teoria para construção da intervenção baseada na web; 4) Determinação do objetivo geral e os específicos da intervenção baseada na web; 5) Decisão do conteúdo da intervenção baseada na web; 6) Escolha dos aspectos tecnológicos da intervenção baseada na web; 7) Estratégias usadas para evitar desistências da intervenção baseada na web. A validação abordará os aspectos pedagógicos e a usabilidade, com peritos de Estomaterapia e Informática. A seleção da amostra será por conveniência e obedecerá aos critérios de Fehring. Os dados serão coletados por meio de questionário sociodemográfico e profissional e dos instrumentos Learning Object Review Instrument e do Guia para análise do Design e Interface. Os dados serão analisados mediante estatística descritiva e inferencial. O estudo quase-experimental, de grupo único, do tipo antes e depois, será realizado com 154 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Teresina, Piauí. A amostra será não probabilística por cotas. Os dados serão coletados a partir do questionário sociodemográfico e profissional, questionário de investigação do conhecimento de enfermeiros sobre pé diabético e System Usability Scale via Google Forms. A análise dos dados ocorrerá de forma descritiva e inferencial. Este estudo obedecerá aos preceitos éticos da Resolução n° 466, de 2012, do Conselho Nacional de Saúde.