O foco no paciente é fundamental para a saúde. Com a necessidade de avançar na segurança do paciente, a Organização Mundial da Saúde lançou, em 2004, o “Programa de Segurança do Paciente da OMS” que inclui uma série de atividades para melhoria da segurança do paciente em todo o mundo. Dentre as áreas de atuação, a iniciativa “Patient for Patient Safety” destacase como uma das principais e que adota o envolvimento do paciente na sua própria segurança. Três rotas podem ser utilizadas pelos pacientes para contribuir com a manutenção da própria segurança: ajudando a se certificar de que seu tratamento é apropriado; monitorar e garantir a entrega segura do tratamento; e ajudando a melhorar os sistemas. Mas, para que os pacientes colaborem com sua própria segurança, é preciso garantir que eles tenham conhecimento suficiente para executar essa ação. Nesse sentido, entende-se que uma tecnologia educacional em saúde, do tipo podcast/videocast, pode contribuir para o conhecimento de pacientes sobre as metas de segurança e promoção da sua própria segurança. O objetivo geral deste estudo é construir, validar e avaliar uma tecnologia educacional do tipo videocast sobre a segurança do paciente. E os objetivos específicos são: construir a intervenção educativa em saúde do tipo podcast sobre segurança do paciente para pacientes hospitalizados; validar o podcast educacional sobre segurança do paciente com juízes especialistas nas áreas de enfermagem, tecnologias educativas e informática; avaliar a intervenção com podcast de conteúdo educacional em saúde com pacientes internados na clínica cirúrgica de um hospital universitário. Para construção do design instrucional do tipo podcast, o estudo seguirá as seguintes etapas: etapa 1 – revisão integrativa da literatura sobre as tecnologias aplicadas na prevenção de eventos adversos e promoção da segurança do paciente; Etapa 2 – construção e validação de intervenção educativa do tipo podcast sobre segurança do paciente; Etapa 3 – avaliação do podcast de conteúdo educacional em saúde sobre segurança do paciente com a população-alvo. Na etapa 1, 24 artigos compuseram a amostra final agrupados em duas categorias “tecnologias facilitadoras do cuidado seguro” e “tecnologias que estimulam a aprendizagem”. Na etapa 2, será um estudo metodológico, com abordagem quantitativa para descrever a construção e a validação de uma tecnologia educacional. A construção do podcast no formato de videocast deverá seguir o referencial de Filatro e Cairo (2015). Após a construção do conteúdo educacional, a validação do conteúdo educacional em saúde deverá ser realizada por juízes especialistas. A etapa 3, consiste na avaliação dos videocasts a ser realizada por pacientes internados em um hospital universitário. Os resultados da etapa 3 serão analisados a luz da Teoria da Aprendizagem Multimídia. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí e seguirá as diretrizes da Resolução nº 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde.