INTRODUÇÃO: O critério mais usado para definição da Síndrome Metabólica é o da National Cholesterol Education Program Adult Treatment Panel III, que é definida pela presença de três ou mais dos seguintes fatores risco: obesidade central, hipertensão arterial, resistência à insulina, lipoproteína de alta densidade baixo e triglicéride. A prevalência desta patologia em adolescentes é elevada, e a adoção precoce de estilos de vida saudáveis, como dieta adequada e prática regular de atividade física, preferencialmente desde a infância, é componente básico da sua prevenção. As Intervenções de saúde digitais para prevenção da Síndrome Metabólica podem ser mais atraentes para os adolescentes que estão acostumados a usar as Tecnologias Digitais (internet e telefone celular) diariamente para se comunicar. Dentre essas tecnologias temos os podcasts, que é de fácil acesso no lugar e momento que desejar. OBJETIVO: Avaliar uma intervenção de saúde digital para prevenção da síndrome metabólica em adolescentes. MÉTODO: Estudo metodológico e de avaliação de um podcast baseada na Teoria da Aprendizagem Multimídia, que será realizado em três subestudos: 1) Revisão integrativa da literatura sobre intervenções educativas em adolescentes com fatores de risco para síndrome metabólica; 2) Roteirização do podcast e validação por experts em saúde do adolescente e Informática; 3) Avaliação do podcast por adolescentes. O estudo metodológico será utilizado para roteirizar o podcast conforme as etapas proposta por Filatro e Cairo (2015) e em seguida validado com experts em saúde do adolescente e informática, utilizando uma análise estatística descritiva para determinação das medidas de variância e de dispersão das variáveis quantitativas e frequência absoluta e porcentagem nas variáveis qualitativas. Após essa etapa, será desenvolvido um estudo descritivo, transversal e com abordagem qualitativa para avaliação do podcast por adolescentes de escolas públicas do município de Picos-Piauí, realizado on-line através da plataforma Google Meet. Através do grupo focal on-line síncrono com os adolescentes e aplicação da questão norteadora (Como os adolescentes avaliam à tecnologia digital (podcast) e a facilidade do seu manuseio), será realizada uma análise de conteúdo de Bardin (2011). A coleta de dados ocorrerá após autorização pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e assinatura dos Termos de Assentimento e Consentimento Livre e Esclarecido pelos adolescentes e seus pais/responsáveis.