Introdução: O ensino remoto em enfermagem foi uma realidade vivenciada pelas instituições de ensino no mundo a partir da emergência em saúde causada pela pandemia de covid-19. Essa modalidade de ensino levou os professores e estudantes de enfermagem a vivências na cibercultura, até antes, não experimentadas, cujas experiências não tiveram seus impactos dimensionados e requerem compreensão. Objetivo: Compreender as experiências docentes e discentes com o ensino remoto na graduação enfermagem por meio da visão de cibercultura de Pierre Lévy. Método: Estudo analítico de abordagem qualitativa. O cenário foi um curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino pública, contando com a participação de cinco docentes e 20 discentes. A produção dos dados foi realizada no período de novembro de 2021 a janeiro de 2022 por meio de entrevistas semiestruturadas realizada em uma plataforma de videoconferências. Os dados foram processados com auxílio do software IRAMUTEQ por meio da Classificação Hierárquica Descendente, produzindo classes que possibilitaram uma análise e definição de categorias, com o apoio da visão de Cibercultura de Pierre Lévy. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob parecer nº 5.017.821. Resultados: A classificação hierárquica descendente distinguiu seis classes interpretativas do corpus dos discentes e dos docentes. Essas classes originaram três categorias analíticas para compreensão das experiências docentes e discentes. A compreensão docente perpassou: o espaço do planejamento para o ensino remoto em enfermagem; tensões e conciliações entre o ciberespaço e o espaço doméstico no ensino de enfermagem remoto; e os percalços da construção de uma cibercultura no ensino de enfermagem. A compreensão discente perpassou: ensino de enfermagem entre o virtual e o presencial; os desafios da estrutura para o ensino remoto; concepções ao ensino remoto. As experiências se mostraram entrelaçadas e intercambiantes, estruturando o processo de ensino aprendizagem na dialética das tensões, conflitos e recomendações para continuidade.