Introdução: Os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública mundial, sendo as motocicletas, os veículos mais envolvidos nas ocorrências e responsáveis pelas principais causas de lesões, incapacidades e mortes em faixas etárias jovens. Nesse sentido, ações preventivas no cenário do trânsito devem ser executadas em caráter emergencial, e uso de tecnologias digitais, como vídeo, por serem de fácil acesso, possibilita maior adesão e compressão do tema proposto. Objetivos: O objetivo geral é construir e validar vídeo educativo acerca do nível de atenção dos motociclistas no trânsito. Método: Estudo metodológico, no qual ocorreu a construção de vídeo educativo acerca do nível de atenção no trânsito, por meio das fases de pré-produção, produção e pós-produção. A validação do vídeo foi realizada por 22 juízes especialistas e a avaliação por 22 motociclistas profissionais. Para coleta dos dados, utilizaram-se instrumentos validados: Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para validação para os juízes e Instrumento de Validação de Aparência de Tecnologia Educacional em Saúde. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio do índice de validação de conteúdo e teste binomial. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer nº 5.241.921). Resultados: O vídeo foi construído a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, composto por animação digital e narração em áudio, possuiu 7 minutos e 52 segundos e contemplou dicas voltadas: foco e a concentração; uso de equipamentos de proteção; visibilidade nas vias; uso de álcool ou outras substâncias na condução; condução com sono; cuidados com os pedestres, ciclistas e outros veículos; excesso de velocidade e manobras arriscadas; e ultrapassagem e uso da sinalização com setas. Os itens avaliados pelos juízes especialistas obtiveram IVC superior a 0,8, de forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Na avaliação dos motociclistas, todos os itens do instrumento foram avaliados positivamente. Conclusão: O vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo, por juízes, e avaliado positivamente quanto aparência pelos motociclistas, de forma que consiste em uma tecnologia educativa frente ao nível de atenção no trânsito.