Introdução: Na formação em saúde, inúmeras são as inovações nos métodos de ensino para melhor atender às demandas de aprendizagem dos educandos, dentre elas destaca-se a incorporação das tecnologias digitais da informação e comunicação dentro e fora da sala de aula. Na enfermagem o desenvolvimento e a aplicabilidade desses recursos tecnológicos concorrem positivamente na construção e disseminação de conhecimentos cujos ambientes virtuais de aprendizagem tem sido frequentemente verificado nas atividades de ensino. Estes, além de integrarem recursos, linguagens e mídias diversas, são considerados uma possibilidade pedagógica importante ao ensino de graduação, pós-graduação e educação permanente de enfermeiros na prática clínica, por facilitarem processo de ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento pelo aprendiz. Objetivo: avaliar o uso do ambiente virtual de aprendizagem no ensino da segurança do paciente na terapia medicamentosa. Método: Estudo multimétodo, composto por dois sub estudos, sendo um metodológico e outro quase experimental. O metodológico foi fundamentado no design instrucional contextualizado, compreendido em cinco fases (analise, design, desenvolvimento, avaliação e implementação). As 4 (quatro) primeiras fases foram realizadas no mestrado (biênio 2019-2020) sendo a implementação, realizada na continuidade desta pesquisa. Para tal será utilizado um instrumento de avaliação para material didático hipermídia adaptado de Elisavet; Economides (2003), apenas a parte referente a avaliação de aprendizagem contido no item D.1, o qual apresenta sete itens relacionados a: 1-aprendizagem, 2-eficiência, 3-retenção, 4-estrutura, 5-erro, 6-satisfação e 7- recomendação do material hipermídia que deve ser pedagógica e tecnicamente sólido ao mesmo tempo. Para o estudo quase experimental utilizar-se-á um questionário do tipo pré e pós intervenção para avaliação do uso do AVA SUM sobre o desfecho conhecimento, dos graduandos de enfermagem, acerca da segurança do paciente na terapia medicamentosa. A avaliação será realizada com base nos níveis 1 e 2 (Reação e Aprendizagem) do modelo de avaliação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010a) e Kirkpatrick e Kirkpatrick (2010b). O curso terá duração de 30 horas e o aluno terá até 08 dias após sua realização para avaliar e devolver os instrumentos respondidos.