O desenvolvimento de um software educacional sobre DM sob a óptica da Aprendizagem Baseada em Equipes proporcionará aos estudantes as aprendizagens essenciais acerca do DM e poderá acrescentar à “árvore” da teoria estudada mais um “galho” de conhecimento. Esta tese tem como objetivo construir e validar um software educativo sobre Diabetes Mellitus como apoio à aprendizagem de acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo analítico dividido em duas etapas: Etapa 1) Pesquisa metodológica analisada via resolução de casos clínicos e Etapa 2) Pesquisa experimental por meio de uma comparação entre a intervenção e o método tradicional de ensino (aula expositiva). Os acadêmicos do grupo intervenção também analisarão a usabilidade do software via instrumento System Usability Scale. A construção do software será conduzida por meio de cinco passos: definição do escopo, planejamento, criação e validação do protótipo, criação e validação do software e implementação e aplicação do software. A validação do software será realizada por profissionais especialistas e em seguida, será avaliado por acadêmicos de enfermagem para verificação do entendimento acerca do que é proposto. O local de avaliação do software educativo será uma Instituição de Ensino Superior pública brasileira. Os participantes da pesquisa serão acadêmicos de enfermagem que estão cursando o 6º semestre nessa instituição, matriculados regularmente na disciplina Saúde do adulto e do idoso I e aceitarem participar do estudo. Não serão incluídos alunos que já tenham cursado a disciplina, reprovados e que estejam cursando novamente. Os dados somente serão coletados após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e serão armazenados em planilhas Microsoft Excel versão 2013. Será realizada análise descritiva, assim como algumas estatísticas, tais como média, desvio padrão, máximo e mínimo. Para a validade de conteúdo, será usado o Índice de Validade de Conteúdo. A análise estatística do perfil sociodemográfico será tabulada no software Microsoft Office Excel® versão 2013 e posteriormente realizada análise estatística no software IBM® (International Business Machines) SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences) versão 27.0. Será adotado nível de significância de 5% (p < 0,05) para todas as análises. Portanto, a elaboração e desenvolvimento de um software educativo será um excelente suporte para os acadêmicos de enfermagem, bem como, um aliado para facilitadores do ensino, sendo um instrumento de grande relevância e impacto para o sistema de ensino. Assim sendo, o referido software ajudará a potencializar oentendimento acerca da doença e empoderar esse estudante quanto a todo processo relacionado ao diabetes mellitus para assim, tornar-se um enfermeiro envolvido na abordagem e na atenção baseadas no paradigma da proteção integral.