OBJETIVO: Compreender as Representações Sociais dos cuidadores informais sobre prevenção e controle de infecções no ambiente domiciliar. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, guiado à luz da Teoria das Representações Sociais. O estudo foi realizado no município de Teresina, capital do estado do Piauí, por meio de entrevistas com cuidadores informais de pacientes domiciliares atendidos pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar do município. Os dados foram processados com auxílio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour lês Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), e organizados por meio do método da Classificação Hierárquica Descendente, sendo analisados posteriormente à Luz da Teoria das Representações Sociais. RESULTADOS: O processamento dos dados gerou 4 classes que guiaram os processos formadores das Representações Sociais: Classe 1 – Fontes de Consulta Sobre Cuidados ao Paciente Domiciliar; Classe 2 – Mecanismos de Prevenção e Controle de IRAS Utilizados pelos Cuidadores Informais; Classe 3 – Saberes dos Cuidadores Informais Sobre Prevenção e Controle de IRAS; e Classe 4 – Entendimento dos Cuidadores Informais sobre IRAS. Os cuidadores informais buscaram informações sobre cuidado ao paciente domiciliar nos profissionais que atuaram durante a internação hospitalar, na equipe multiprofissional de atenção domiciliar e da estratégia saúde da família e na plataforma de compartilhamento de vídeos Youtube. A classe 1 apresenta como a informação sobre cuidados é aprendida e consolidada. As representações sobre infecções relacionadas à assistência a saúde foram construídas a partir de conceitos apreendidos e familiarizados, através seu processo de objetivação e aderidos ao cotidiano do grupo pelo processo de ancoragem. As classes 3 e 4 ilustram a objetivação de novos conceitos, e a classe 2 o processo de ancoragem deste conteúdo. CONCLUSÃO: Conclui-se que foram apresentados importantes dados sobre a concepção do saber dos cuidadores informais, apresentando suas percepções, entendimentos e práticas sobre o assunto abordado.