QUALIDADE NA ATENÇÃO BÁSICA: análise da satisfação do usuário no estado do Piauí
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Satisfação do paciente.
INTRODUÇÃO: A atenção básica deve ser voltada para o cidadão, sua família e comunidade e ser capaz de prove-los de cuidados contínuos no intuito de satisfazer as suas necessidades. O grau de satisfação do usuário é considerado um componente capaz de avaliar a qualidade dos serviços ofertados no sistema de saúde. OBJETIVO: Analisar a satisfação do usuário quanto aos serviços da Atenção Básica, no estado do Piauí. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com abordagem quantitativa, retrospectiva, com análise de dados secundários oriundos da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que envolveu 371 equipes de Estratégia Saúde da Família no estado do Piauí. Utilizou-se o programa Statistical Package for the Social Science, versão 18.0. A análise estatística foi descritiva a partir dos percentuais das categorias de respostas das variáveis. Em relação às medidas de associação foram realizados os testes t independente e o teste do qui-quadrado. A significância estatística foi fixada em p<0,05. RESULTADOS: A amostra dos usuários foi predominantemente feminina, parda, alfabetizados com uma média de dois anos de estudo, com renda e cadastrados no Programa Bolsa Família. A maioria reside perto da Unidade de Saúde e o horário de funcionamento atende as suas necessidades. A marcação de consulta é feita através de fila formada antes da Unidade de Saúde abrir por 37,5% dos usuários. O acolhimento é avaliado como “bom” por 34,4%. A equipe da Estratégia Saúde da Família consegue resolver os problemas de saúde dos usuários do serviço e “sempre” promovem cuidado adequado a sua realidade. Observou-se que 64,2% “sempre” são atendidos pelo mesmo enfermeiro e em 25% a equipe não acompanha o atendimento que o usuário teve com especialista. Quando questionados em relação à recomendação da equipe, 82,6% a recomendariam para familiares ou amigos e 79,6% afirma que não mudaria de equipe. Constatou-se associação estatisticamente significativa entre as variáveis satisfação e funcionamento da Unidade de Saúde, médico presente, escuta sem hora marcada, orientação atende as necessidades, resolução das necessidades, orientação sobre os cuidados e sinais de evolução ou piora, soluções adequadas a realidade, tempo de consulta de enfermagem suficiente, identificação pelo nome e acompanhamento da equipe após consulta com especialista. CONCLUSÃO: Conclui-se que os usuários possuem uma boa avaliação da atenção básica no estado e que a equipe consegue satisfazer as suas necessidades.