Introdução: A participação do paciente é um conceito multidimensional oriundo do movimento de consumo generalizado na década de 1960, que envolvem a tomada de decisão, a automedicação, o automonitoramento, a educação do paciente e o estabelecimento de metas. As iniciativas de envolver o paciente no seu próprio cuidado não são recentes e ganharam destaque quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em 2005, o programa “Paciente pela Segurança do Paciente”. Seguindo a tendência mundial, o Brasil adotou o mesmo programa em dezembro de 2012 e com o reforço da Portaria nº 529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) destaca que um dos cinco objetivos específicos é “pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de eventos adversos em serviços de saúde do Brasil. Considerando que o envolvimento e a capacitação do paciente são, talvez, a ferramenta mais poderosa para melhorar a segurança do paciente. Objetivo: construir e validar um vídeo educativo para pacientes hospitalizados sobre a participação ativa para um cuidado seguro. Método: estudo metodológico para construção de um vídeo educativo “Paciente Ativo, Paciente Seguro”, a partir dos 12 Princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, utilizando animação e narração em áudio. A validação de conteúdo foi realizada por 22 juízes especialistas por meio da aplicação do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob o parecer nº 5.680.053. Resultados: o vídeo possui 10 minutos e 30 segundos e contemplou uma breve introdução sobre a temática, a abordagem das seis metas internacionais de segurança do paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, medicamento seguro, cirurgia segura, prevenção de infecção – higiene de mãos, prevenção de quedas e prevenção de lesão por pressão. Durante o vídeo, o paciente é incentivado a participar do seu cuidado, como uma forma de contribuir com a sua própria segurança e da equipe. Dos 18 itens avaliados pelos juízes, 15 tiveram concordância unânime, com IVC de 1,0. Os itens “linguagem adequada ao público-alvo”, “linguagem apropriada ao material educativo” e “informações corretas” foram julgados como inadequados com IVC = 0,955. Os juízes especialistas fizeram uma série de sugestões relevantes para a segunda versão do roteiro e adequação para elaboração da animação com áudio. Conclusão: o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo de acordo com a avaliação de juízes especialistas na área de enfermagem.