INTRODUÇÃO: O comportamento de dependência dos smartphones pelos profissionais de saúde pode causar danos imprevisíveis, principalmente no âmbito da saúde e portanto, o uso exessivo desses dispoditivos eletrônicos no ambiente de cuidados clínicos deve ser monitorado. É imperativo que educação sobre distração eletrônica e etiqueta seja ensinada para os profissionais de saúde em ambientes acadêmicos e clínicos. A formulação de recomendações para profissionais de saúde que orientem o uso seguro dos smartphones nos hospitais baseadas em evidências científicas, atuais e atrativas podem ser divulgadas por meio de tecnologias educativas acessíveis e capazes de qualificar o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema. OBJETIVO: Desenvolver, validar e avaliar uma cartilha educativa para orientar profissionais de saúde sobre o uso seguro do smartphone em hospitais. MÉTODOS: Trata-se de estudo metodológico que será realizado em três etapas. Etapa 01: Elaboração do projeto; Etapa 02: Revisão de escopo sobre recomendações para o uso seguro do smartphone por profissionais de saúde em hospitais; Etapa 03: Desenvolvimento, validação de conteúdo e aparência de uma cartilha para orientar profissionais de saúde sobre o uso seguro do smartphone em hospitais com especialistas que tenham expertise na temática e em tecnologias educacionais impressa e avaliação pelo público-alvo. Na etapa de validação da cartilha a população será composta por especialistas com expertise na temática no Brasil e em países de língua inglesa, atuantes em estudos envolvendo dependência de smartphone, uso problemático do smartphone e adicções comportamentais e especialistas com expertise em tecnologia educativa impressa no Brasil que serão recrutados a apartir de currículos cadastrados na Plataforma Lattes e artigos indexados em bases de dados. Para coleta de dados será utilizado um formulário para caracterização sociodemográfica e profissional, o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde e o Instrumento para Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde. A avaliação pelo público alvo ocorrerá em um Hospital Universitário de Teresina-PI e será composta por profissionais de saúde envolvidos na assistência aos pacientes. Será utilizado um questionário sociodemográfico e profissional para caracterizar os participantes do estudo e instrumento adptado do Suitability Assessment of Materials. Para validar e avaliar o conteúdo da cartilha educativa utilizar-se-á o Índice de Validade de Conteúdo por meio do qual será possível obter a proporção de concordância dos especialistas. O item e o instrumento global serão considerados válidos quando a proporção de concordância dos especialistas for igual ou maior que 80%. Para comparar se a proporção de concordância a determinado item foi estatisticamente igual ou superior a 0,80 será empregado o teste binomial, processado no software estatístico R versão 4.0.2.