Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO FELIPE TINTO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO FELIPE TINTO SILVA
DATA: 27/09/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: COMPORTAMENTO SEXUAL E QUALIDADE DE VIDA DE PÓS-GRADUANDOS STRICTO SENSU DE ENFERMAGEM DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento sexual; Qualidade de vida; Estudantes de enfermagem; Programas de pós-graduação em saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

INTRODUÇÃO: No contexto da pós-graduação stricto sensu e o crescente quantitativo de pesquisadores, a formação de cientistas no Brasil vem evoluindo e sobrepondo-se a um status acelerado na exigência da produção científica de mais qualidade. Porém, durante a formação stricto sensu, os estudantes, em sua maioria, vivenciam situações negativas devido a demanda de atividades e trabalho, constituindo-se como fatores estressores, predispondo-os ao sofrimento psíquico e mental, comprometendo vários aspectos da vida e, consequentemente, afetando sua qualidade de vida. OBJETIVO: Analisar o comportamento sexual e a qualidade de vida de pós-graduandos stricto sensu de enfermagem do Nordeste brasileiro. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal analítico, realizado nas universidades do Nordeste brasileiro com estudantes regularmente matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu de enfermagem que tenham cursado, no mínimo, um semestre do curso. Foram excluídos estudantes em situação de trancamento de curso ou afastados por licença de qualquer natureza no período da coleta de dados, além daqueles em programas de mobilidade internacional. A amostra é não probabilística, por conveniência, constituída por 252 estudantes pós-graduandos stricto sensu em enfermagem. Os dados foram coletados no período de março a agosto de 2024 através de formulário online via Google Forms® e compreendeu a aplicação de três instrumentos: 1) instrumento sociodemográfico e ocupacional; 2) instrumento de comportamento sexual; e 3) instrumento de avaliação da qualidade de vida - WHOQOL-Bref.  Os dados estão sendo processados no software Statistical Package for the Social Science (SPSS versão 25.0), sendo realizada as análises descritivas e inferenciais, aplicaram -se Teste de Kolmogorov Smirnov, Teste Exato de Fisher e Teste paramétrico ANOVA. Em todas asanálises serão adotadas o nível de significância de p<0,05. Este estudo obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o parecer nº 6.555.475. Salienta-se ainda que a coleta de dados segue a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Lei 13.709/18. RESULTADOS: 252 estudantes da pós-graduação stricto sensu em enfermagem do Nordeste brasileiro participaram do estudo. A maioria dos pós-graduandos é do sexo feminino e se identifica como mulher cisgênero (74,2%). A faixa etária predominante foi de 22 a 30 anos (57,9%). A maioria (87,3%) possui algum tipo de remuneração, sendo que 56,7% trabalham com remuneração e 30,6% são bolsistas. Os pós-graduandos estão vinculados a diversas instituições de ensino, com destaque para a Universidade Federal do Ceará (UFC) que concentra 23,4% dos participantes. Mais da metade dos participantes está cursando o Mestrado Acadêmico (59,5%), enquanto o Doutorado Acadêmico representa 39,3% da amostra. A maior parte dos participantes considerou classificou a qualidade de vida como boa (47,6%) e mais de um terço referiram que não estavam nem satisfeitos, nem insatisfeitos com a sua própria saúde (36,1%). O domínio físico da qualidade de vida foi considerado regular por mais da metade dos participantes (50,8%). A classificação da qualidade de vida no domínio psicológico também foi considerada regular por um pouco menos da metade dos participantes (48,4%). Já no domínio relações sociais, a qualidade de vida foi considerada boa por mais de um terço dos pós-graduandos (40,5%). A classificação da qualidade de vida no domínio meio ambiente foi avaliada como regular por mais da metade dos participantes (52,0%). Por último, a qualidade de vida obteve classificação regular por 52,0% dos pós-graduandos.

MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 034.071.664-94 - EUGENIO BARBOSA DE MELO JUNIOR - UFPI
Externo à Instituição - MONICA OLIVEIRA BATISTA ORIÁ - UFC
Presidente - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 10/09/2024 14:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 05/10/2024 07:19