A formação do HOMEM moral: UM ESTUDO sobre o estoicismo e o “CUIDADO DE SI” EM SÊNECA
Estoicismo. Sêneca. Educação do caráter. Cuidado de si
Esta proposta de estudo é fundamentada no pensamento de Lucius Anaeu Sêneca (4 a.C – 65 d.C.), filósofo, político, orador, educador da corte romana e preceptor de Nero, cujos escritos estão voltados para a reflexão sobre a vida marcada por conflitos, vícios, incertezas e uma série de inquietações que envolvem a vida humana como um todo. A proposta de estudo é compreender a seguinte problemática: como se dá a partir do estoicismo de Sêneca a formação do homem moral, aquele que se tornou “um homem de bem”, que alcançou o domínio das inquietações e se lançou de forma virtuosa em busca do viver bem, ou seja, como Sêneca elabora ao seu modo, a noção de “cuidado de si”. Para esse pensador o processo de formação do homem dar-se-á pela via da razão em detrimento dos instintos, tendo como condição o conhecimento de si mesmo. Deste modo, aquilo que poderíamos chamar de uma “educação do caráter” supõe em primeira instância a figura do mestre, aquele que intervém na formação do indivíduo enquanto mediador, de forma indispensável. Assim, para um melhor desenvolvimento da pesquisa, partimos das seguintes hipóteses: a partir de uma educação do caráter mediada pelo mestre, a qual permite o homem elaborar a si próprio, é possível alcançar uma vida ética; o homem, ao passar do estado de estulto ao “cuidado de si”, adquire de maneira mais clara o entendimento das coisas que dependem de nós e quais não estão ao nosso alcance, assegurando um viver bem e por fim, a passagem por esse modo de ser (“cuidado de si”) contribui para um processo de autoconhecimento e construção da sua existência em direção ao homem moral.