A arte de esculpir sentidos:Representações dos santeiros em Teresina dos anos 1970 aos idos do séc. XXI.
História. Arte santeira. Religiosidade. Produção de sentidos. Teresina.
Nas décadas que sucederam à segunda metade do século XX, ocorreram rupturas epistemológicas que puseram em xeque marcos conceituais dominantes na historiografia, viabilizando novas abordagens, releituras históricas, e uma infinidade de possibilidades de fontes e temas, sob métodos e técnicas inovadores. Nessa perspectiva, alguns aspectos culturais, antes desprezados pelas limitações metodológicas historicistas, são efetivamente possibilitados de análises, e nessa perspectiva, o objeto arte santeira esculpida em madeira se apresenta como proposta plausível no universo complexo e diversificado do campo que passou a ser denominado por alguns historiadores de Nova História Cultural, propondo interpretações dos sentidos conferidos ao mundo, manifestadas em palavras, imagens, práticas e discursos. Portanto, este trabalho problematiza a arte santeira piauiense de expressão em Teresina, através dos Mestres Dezinho, Expedito e Toinha Vieira, a partir da segunda metade do século XX aos primeiros anos do século XXI, como um complexo e multifacetado resultado cultural, que se constitui historicamente nas sociabilidades dos processos de ocupação do território brasileiro e especificamente piauiense, observadas as relações e manifestações de religiosidade, que se esboçam simbolicamente em uma teia espiralada de significados, etnograficamente analisados, assim como a conotação representativa desses valores culturais nos lugares e no imaginário social teresinense.