ENTRE POSES E IMAGENS: A MODA DA ELITE FEMININA EM TERESINA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Moda. Mulher. Teresina. Modernidade. Sociabilidade.
O presente trabalho é um estudo de natureza histórico-documental que objetiva determinar como a moda difundida nos grandes centros do mundo na primeira metade do século XX, período marcado por ideias de urbanização, modernização, sociabilidade e civilidade, chega à Teresina. Enfim como essa moda se difundia e, como ela era absorvida pelas mulheres da elite local. Utilizamos como fontes primárias de investigação jornais e periódicos além de fotografias. Como suporte teórico do trabalho nos baseamos nos conceitos de modernização e modernidade de Marshall Bergman (1996), nas ideias de sociabilidade de Jean Baechler (1996), nas noções de civilidade de Norbert Elias (2001, 2011) e nos conceitos de moda de Lipovetsky (2009). Também foram referência os estudos de Queiroz (2006) e Tajra (2014) sobre a economia e comércio local além dos trabalhos de Castelo Branco (1994, 2002, 2006, 2013), Cardoso (2010, 2012), Costa (2009), Britto (1977), Monteiro (2015) e tantos outros acerca da cidade. A pesquisa foi proposta como forma de contar a história da cidade e das mulheres através da moda uma vez que não há disponível estudos sobre o tema em Teresina neste período. Assim, procuramos contribuir para a construção de um acervo histórico, iconográfico e sociológico sobre a moda no estado que possa despertar o interesse de estudantes, pesquisadores e da sociedade em geral. A conclusão é de que a moda difundida nos grandes centros que chegava à Teresina por meio do cinema, de revistas e até mesmo através das crônicas e das propagandas de moda existentes nos jornais locais, era logo aceita pelas mulheres da elite local, embora tenha sido observada de forma mais característica nas décadas de 1920 e 1940.