No último dia 08 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico divulgou o resultado do edital para aquisição e renovação de Bolsas de produtividade em Pesquisa. Na lista dos contemplados figura o nome do Prof. Dr. Edwar de Alencar Castelo Branco, membro do Colegiado do PPGHB e um dos fundadores do Programa.
Com o projeto intitulado “À margem da margem da margem: levantamento e apropriação histórica de exemplares da arte experimental nordestina (1965-2000)”, o professor obteve, pelo terceiro triênio consecutivo, aval do CNPq em uma modalidade que é a mais concorrida entre os pesquisadores brasileiros. A bolsa de produtividade valoriza e distingue a produção acadêmica do pesquisador em um universo intensamente disputado. Na condição de bolsista o pesquisador passa a atuar, também, como consultor do CNPq, tendo a oportunidade de influenciar na formulação e execução das políticas públicas para a ciência e desenvolvimento tecnológico no país.
O PPGHB tem, em seus quadros, dois bolsistas de produtividade em pesquisa. Além do professor Edwar, o professor Francisco Alcides do Nascimento é, também, detentor de bolsa de produtividade, encontrando-se em seu segundo triênio. Uma das metas da Coordenação do PPGHB e de seu colegiado é ampliar o número de bolsistas de forma acelerada nos próximos anos.