Numa demonstração de maturidade e plena consciência da atual realidade da pós-graduação na área de História, o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí está aplicando suas novas regras de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes. Nesse sentido, foi criada uma comissão incumbida de avaliar regularmente a produção acadêmica e as atividades dos membros do Programa. A partir disso, o Colegiado do PPGHB delibera em reunião sobre os resultados da avaliação, definindo prazos de vigência para o recredenciamento dos docentes. Na prática, isso significa um compromisso tácito com a auto-avaliação, assegurando a permanência no programa somente dos docentes cujo perfil de atuação seja compatível com os desafios vigentes hoje na área de História.
Essa iniciativa expressa o empenho do Programa em manter no seu quadro professores que apresentem efetivamente um perfil adequado às atuais exigências da pós-graduação na área de História no país, bem como o esforço e compromisso do seu corpo docente na busca da excelência acadêmica.
Com isso, fica evidenciado o entendimento de que a atuação de docentes na pós-graduação requer um perfil específico e um permanente compromisso com a pesquisa e a produção de conhecimento, além das atividades de ensino.
A vigência do recredenciamento do corpo docente do PPGHB pode, a partir de agora, ser consultada na nossa página, no link:
http://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/secao_extra.jsf?lc=pt_BR&id=347&extra=25934290