O presente trabalho procura analisar o início da formação de professores a nível superior para o ensino secundário no Estado do Piauí, mais especificamente em Teresina, no período de 1958 até 1971. O recorte temporal supracitado corresponde respectivamente, a criação e consolidação da primeira instituição de ensino superior voltada para a formação docente no que se refere a essa modalidade de ensino, a Faculdade Católica de Filosofia do Piauí (FAFI) e a data que marca o encerramento das suas atividades quando a instituição, em conjunto com outras Faculdades existentes no Piauí nesse contexto, é anexada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) de acordo com o previsto pela Lei Federal nº 5540 de 1968 por meio do Decreto Federal 64.969 de 1969. A pesquisa por meio do itinerário histórico da FAFI aproxima os estudos da educação brasileira dos domínios historiográficos já consolidados, ao passo em que discute a formação docente a partir da história dessa instituição. Metodologicamente o trabalho se utiliza de fontes hemerográficas pesquisadas no Arquivo Público do Piauí, – Jornal O Dia, Jornal do Piauí e Jornal O Piauí –documentos disponibilizados pelo o site do Senado Federal, tais como, os Decretos que regulamentaram o ensino secundário e a formação de professores no Piauí e no cenário nacional em períodos que antecederam e sucederam a criação e consolidação da FAFI, analise de entrevistas e a metodologia da História Oral de acordo com ALBERTI (2005), TOMPSOM (1992), FERREIRA; AMADO (2006). Nos estudos realizados pela Historiografia acerca da formação de professores e da temática que se pretende abordar nos apropriaremos das discussões de NÓVOA (1992),SOUSA; BONFIM; PEREIRA (2002), FREITAS FILHO (2003), PEREIRA (2003), FONSECA (2003),MELO (2006), ARAÚJO (2012), CARDOSO (2012), CARVALHO (2013), MEDEIROS (2014), FONSECA NETO (2014), entre outrosreferenciais que dialogam sobre o ensino e a formação docente no Brasil.