Este trabalho tem como proposta estudar as histórias em quadrinhos como aspecto singular de uma produção em Teresina de 1977 a 1994. Dentre os propósitos desta pesquisa está a ideia da formação de uma linguagem particular associada ao conceito de identidade piauiense – uma “piauiensidade” – múltipla e contraditória. Para isso, são utilizadas como fontes as revistas Presença e Cadernos de Teresina, as edições do jornal O Dia do período estudado, além da revista Humor Sangrento e Hipocampo: Membrana citoplasmática invisível a olho nu – Fórmula mais provável Hp2Cp3. Os quadrinistas Arnaldo Albuquerque, Albert Nunes de Carvalho, mais conhecido como Albert Piauhy e Antônio de Pádua Amaral são explorados como principais nomes dos quadrinhos piauienses pelo caráter pioneiro de seus trabalhos, além de serem essenciais para a construção desta linguagem. Para conceituar as histórias em quadrinhos utilizo teóricos essenciais para o estabelecimento dessa linguagem como fonte do estudo acadêmico. Esta é uma pesquisa interdisciplinar, entre historiografia e visualidades, que permite conhecer uma parte da cultura piauiense que não aparece na maioria das pesquisas históricas, sendo assim utilizados teóricos de diferentes áreas do conhecimento que possam ajudar a compreender essas características.