Trata-se de um estudo acerca de como se deu a construção da figura de Odair José no interior do cenário nacional com ênfase na década de 1970, momento após a consolidação da identidade da MPB, onde artistas de determinados gêneros musicais eram deixados à margem, como o próprio Odair, considerando que o mesmo fazia uma “submúsica”. Este estudo é realizado principalmente através das entrevistas concedidas por Odair José aos mais diferentes meios, como jornais da década de 1970 e a canais do YouTube já nos anos 2000; por meio também das letras do próprio compositor, onde ele, autodenominado cronista social, traça uma abordagem de como a sociedade estava, trazendo assuntos considerados tabus e temas que não eram muito usuais nas músicas, como prostitutas, pílula anticoncepcional e empregadas domésticas. Sendo assim, no decorrer deste trabalho, tentaremos responder a indagações como: como se deu o processo de estigmatização de Odair José enquanto cantor “brega”? Para isso, tomaremos como base textos de autores como: Paulo César de Araújo, Emília Saraiva Nery, Ivan Luis Cavalcanti, Marcos Napolitano, Edwar de Alencar Castelo Branco, Erving Goffman, Adorno e Horkheimer.