Nelson Rodrigues e Arnaldo Jabor se encontram no cinema: As representações da família brasileira na década de 1970
História do Brasil; Cinema brasileiro; Família brasileira; Arnaldo Jabor.
Os filmes Toda nudez será castigada e O casamento, baseados na obra de Nelson Rodrigues e de autoria de Arnaldo Jabor, foram feitos no inicio da década de 1970, e representam experiências singulares no período dentro da produção cinematográfica da época, seja pela qualidade técnica, pelo seu tom de tragicomédia ou pela sua representação da família brasileira. Por este motivo, esta dissertação propõe-se a analisar estas duas películas de Arnaldo Jabor, com o objetivo de perceber nelas que tipo de família estava sendo levada aos cinemas da década de 1970. Para atingir este objetivo, será feita uma análise a partir de diferentes documentos, como filmes, livros, fontes hermerográficas, entre outras, com o intuito de percorrer o universo de possibilidades que ajudou o cineasta a construir o seu ponto de vista sobre a sociedade brasileira neste período especifico da história brasileira. A intenção é realizar uma contextualização mais ampla das obras do cineasta, analisando, por exemplo, os aspectos estéticos e o conteúdo destes, e as suas repercussões na sociedade. Desta feita, esperamos realizar assim, uma verdadeira análise histórica destes filmes, de forma a contribuir com a produção historiográfica acerca da família brasileira setentista e as suas representações.