Os acontecimentos que marcaram os anos entre 1968 e 1988, no Brasil, indicam a eclosão de
variados movimentos estéticos, trata-se, portanto, de um momento histórico em que
aconteciam, das artes plásticas à música, uma crescente participação de mulheres no cenário
cultural do país. Tomando Rita Lee como personagem conceitual, este trabalho pretende
abordar as vivências femininas que se processavam desde as obras visuais de Lygia Clark,
passando pelas transgressões das atrizes Leila Diniz e Norma Bengell, até a inserção musical
de mulheres como Nara Leão, Wanderléa, Celly Camepello, Gal Costa, Maria Bethânia e a
própria Rita Lee. Com isso, ganha destaque as composições da cantora que viveu durante os
anos de regime civil-militar no Brasil, tanto em sua atuação nas bandas Os Mutantes e Tutti-
Frutti quanto em suas incursões com o marido Roberto de Carvalho ou nos trabalhos solo.
Através de suas composições e trajetória, Rita Lee inscrevia-se como uma figura ordinária da
antidisciplina ao tematizar, sobretudo, a sexualidade e o prazer feminino. A partir da análise
de diferentes linguagens de fontes como letras de músicas, capas de discos, entrevistas,
documentários, material hemerográfico como jornais digitalizados, biografias e
autobiografias, o presente trabalho, trata-se, pois, da compreensão e análise das vivências
femininas, no tocando a sexualidade e aos papéis impostos ao gênero, por meio de práticas
micropolíticas das atuações de artistas que viveram os anos aqui mencionados.
Palavras-Chave: Sexualidade. Gênero. Música. Rita Lee.